Avaliadores e especialistasProfissionais com capacitação específica para atuarem como avaliadores ou especialistas em avaliações de acreditação

Objetivando oferecer cada vez mais confiança ao processo de acreditação, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) seleciona profissionais para atuarem como avaliadores ou especialistas.

Os candidatos selecionados são capacitados para atuar nas atividades de acreditação por meio de treinamentos teóricos sobre normas e procedimentos, e, posteriormente, em treinamentos práticos durante avaliações.

Avaliadores e especialistas têm seu desempenho monitorado periodicamente a fim de manter sua qualificação junto à Cgcre, e são remunerados conforme política de preços vigente.


Papel dos Avaliadores e Especialistas

Avaliadores e especialistas credenciados contribuem para o aumento da confiança da sociedade nos produtos, processos e serviços.

A alocação do pessoal credenciado nas avaliações é realizada considerando o escopo da avaliação, além de levar em conta o menor custo de deslocamento da equipe avaliadora ao OAC, de forma a otimizar o processo de acreditação.


Avaliadores

São profissionais treinados e designados pela Cgcre para avaliar a competência de um OAC em uma determinada norma de acreditação e relação de serviços de avaliação da conformidade. Os avaliadores devem possuir um perfil ético e moral condizente com a atividade de acreditação, agindo de forma imparcial e tratando com confidencialidade todas as informações obtidas nas avaliações. Além disso, devem saber trabalhar em equipe, gerenciar o tempo, serem diplomáticos e terem a mente aberta.

São responsabilidades dos avaliadores da Cgcre:

  1. Analisar toda a documentação do OAC relacionada ao seu sistema de gestão;
  2. Participar das avaliações da Cgcre;
  3. Avaliar o cumprimento dos procedimentos administrativos do OAC avaliado;
  4. Ser capaz de identificar a causa raiz de não conformidades e julgar a adequação das correções e ações corretivas propostas pelos OAC;
  5. Interagir com os gestores de acreditação e com a equipe avaliadora;
  6. Elaborar relatórios pertinentes;
  7. Reportar à Cgcre questões controversas;
  8. Cumprir os prazos determinados para todas as etapas do processo de acreditação;
  9. Possuir postura ética e moral com os OAC avaliados.

O avaliador que possui perfil de liderança pode receber treinamento específico para se qualificar como avaliador-líder, o qual tem a responsabilidade geral sobre a avaliação e deve coordenar todo o trabalho da equipe.


Especialistas

São profissionais com experiência técnica nos diversos escopos de atuação da Cgcre, cujo papel nas avaliações é prover conhecimento especializado à equipe avaliadora com respeito aos serviços a serem avaliados.

São responsabilidades dos especialistas da Cgcre:

  1. Analisar toda a documentação do OAC relacionada aos procedimentos técnicos;
  2. Participar das avaliações da Cgcre;
  3. Durante a avaliação, acompanhar os ensaios, as calibrações, os processos e as inspeções;
  4. Relatar suas observações ao avaliador-líder e a ele reportar-se;
  5. Interagir com os gestores de acreditação e com a equipe avaliadora;
  6. Elaborar relatórios pertinentes;
  7. Reportar à Cgcre questões controversas;
  8. Cumprir os prazos determinados para todas as etapas do processo de acreditação;
  9. Possuir postura ética e moral com os OAC avaliados;

Documentos para avaliação

As legislações sobre o Inmetro e suas atividades, particularmente aquelas relacionadas a acreditação, podem ser obtidas no sistema Legislação Inmetro.

A Cgcre estabelece documentos normativos (NIE-CGCRE, NIT-DICLA, NIT-DICOR e NIT-DIOIS), que constituem requisitos para a acreditação. Já os documentos orientativos (DOQ-CGCRE) têm finalidade de fornecer informações que auxiliam na implementação dos requisitos de acreditação.

Documentos necessários de acordo com a modalidade de acreditação:


Processo seletivo

O credenciamento é realizado por meio de editais públicos e a seleção feita com base nos critérios de qualificação e experiência determinados nos editais.

Para solicitar o serviço desejado, o candidato deverá ter acesso ao sistema Orquestra. Este sistema propicia a automatização, melhor gerenciamento e otimização dos processos de credenciamento de avaliadores e especialistas, além de permitir, com facilidade, o acesso às informações dos processos em andamento.

Para obter acesso ao sistema Orquestra e solicitar o serviço desejado, os novos candidatos deverão criar uma conta de acesso pessoal (com o seu CPF) na plataforma de acesso gov.br.

Acompanhe o andamento do seu processo pelo próprio sistema Orquestra.


Editais abertos

Editais de credenciamento são abertos por um período pré-definido de acordo com as necessidades detectadas nos diferentes serviços de acreditação ofertados.

Não há editais de credenciamento em vigor.

Atendimento

E-mail
dicap@inmetro.gov.br
Telefone
(21) 2563-5593
Horário de atendimento
de 8 h às 17 h