Coordenação Geral de AcreditaçãoA Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.

A acreditação realizada pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC) para desenvolver suas atividades de acordo com requisitos preestabelecidos.

Manual de Qualidade da Cgcre

Marca da Acreditação

Marca da Acreditação
É utilizada pela Cgcre para sua identificação em documentos internos e externos sob sua responsabilidade.

Símbolo da Acreditação

Símbolo da Acreditação
É utilizado para representar a condição de acreditado de um Organismo de Avaliação da Conformidade (OAC).


Conselho de Acreditação

Conheça as atribuições do Conselho de Acreditação (Conac)

A fim de salvaguardar a imparcialidade e a manutenção dos princípios e políticas principais de operação do sistema de acreditação, a Cgcre dispõe em sua estrutura a oportunidade de participação eficaz das partes interessadas na acreditação de organismos de avaliação da conformidade (OAC) através do Conac.

Compete ao Conac, na função de assessoramento à Cgcre:

  • Auxiliar no desenvolvimento de políticas, diretrizes e critérios para a atividade de acreditação e quando solicitado, oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos relacionados à acreditação, obedecidas às demandas e prioridades estabelecidas pelo Coordenador Geral da Cgcre;
     
  • Apoiar o desenvolvimento do processo de identificação, análise, registro e tratamento de potenciais conflitos de interesse com organismos relacionados, ratificando e/ou sugerindo ao Coordenador Geral da Cgcre ações que devam ser implementadas no caso de conflitos Identificados;
     
  • Propor à Cgcre a criação de grupo de trabalho (GT) para fornecer subsídios a estudos específicos relacionados a acreditação de organismos de avaliação da conformidade;
     
  • Constituir-se em foro de estudos das apelações às decisões tomadas pela Cgcre a pedido do Coordenador Geral da Cgcre, sendo que este constitui a última instância de decisão. 
     

Acordos de reconhecimento


A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, juntamente com organismos de acreditação congêneres de outros países, vem buscando estabelecer, por meio de cooperações regionais e internacionais de organismos de acreditação, acordos que possam promover a confiança daqueles que se utilizam dos resultados de ensaios e calibrações, assim como dos certificados emitidos por organismos de certificação acreditados para sistemas de gestão e produtos.

Os acordos de reconhecimento mútuo entre organismos de acreditação são uma das formas mais efetivas de facilitar a eliminação da necessidade de re-ensaio de materiais e de produtos nos países importadores, problema identificado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) como uma das maiores barreiras técnicas ao comércio.

A Cgcre mantém os seguintes acordos de reconhecimento:

  • International Laboratory Accreditation Cooperation – ILAC
  • Interamerican Accreditation Cooperation – IAAC
  • International Accreditation Forum – IAF
  • American Aerospace Quality Group – AAQG
  • Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes – PEFC
  • The Global Partnership for Good Agricultural Practice – Globalgap
  • Environmental Protection Agency – EPA

Os escopos podem ser verificados nos sites dos fóruns.


Política de Imparcialidade

A Coordenação da Cgcre e sua gerência estão comprometidos em desenvolver suas atividades de acreditação com imparcialidade e objetividade, gerenciando os potenciais conflitos de interesse


Um organismo relacionado é uma entidade legalmente distinta que tem vínculos comuns de propriedade ou vínculos de disposições contratuais com o Organismo de Acreditação.

Todas as áreas do Inmetro possuem o compromisso de não competição com as atividades de acreditação. Estes compromissos estão formalizados no manual da qualidade de cada área, como por exemplo:

Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci)
A Dimci desenvolve as atividades de sua competência observando a política de não concorrência com os organismos de avaliação da conformidade (OAC) acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), estabelecida no Manual da Qualidade do Inmetro (MQI), efetuando a diferenciação na oferta de serviços pela incerteza de medição, quando existirem OAC acreditados capazes de atender a demanda. A descontinuidade de serviços poderá ocorrer de acordo com objetivos institucionais.

Diretoria de Metrologia Legal (Dimel)
A Dimel desenvolve as atividades de sua competência observando a política estabelecida no manual da qualidade do Inmetro, em harmonia com as atividades e competências das demais Unidades Principais (áreas) do Inmetro e dos organismos de avaliação da conformidade acreditados.

Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf)
A Dconf desenvolve atividades de sua competência observando a política e diretrizes do CONMETRO que são distintas das atividades executadas pelos organismos de avaliação da conformidade acreditados pela Cgcre.


Links de Interesse


EPTIS - European Proficiency Testing Information System 
A base de dados do Sistema de Informação Europeu de Testes de Proficiência ajuda você a encontrar um esquema de Ensaio de Proficiência (EP) adequado para o seu laboratório.

COMAR - The Code d'Indexation des Matériaux de Référence 
Uma base de dados internacional de Materiais de Referência (MRC).

Eurachem
Uma rede de organizações na Europa com o objetivo de estabelecer um sistema de rastreabilidade internacional de medidas químicas e a promoção de boas práticas. Oferece um fórum para a discussão de problemas comuns e para o debate de alto nível sobre questões técnicas e políticas. Tem foco na química analítica e problemas relacionados à qualidade na Europa.


Contatos

Coordenação Geral de Acreditação - Cgcre
Av. Nossa Senhora das Graças, 50, Prédio 6 - Xerém
Duque de Caxias, RJ - CEP: 25250-020

Seção de Suporte Administrativo – Sesad
Questões de ordem financeira e contratuais, como analise de solicitações, seleção de equipes de
avaliação, cobrança e outras atividades administrativas são gerenciadas e operacionalizadas pela
Sesad.

Atendimento

E-mail
sesad@inmetro.gov.br
cgcre@inmetro.gov.br
Telefone
+55 (21) 2145-3968
+55 (21) 2145-3838
Horário de atendimento
de 8 h às 17 h