Dia Mundial da Metrologia - 2019
Palestrantes


DMM 2019

Marcos Trevisan Vasconcelos

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria – RS (1988), concluiu o mestrado (1995) e doutorado (1999) ne Engenharia Elétrica, ambos pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Sistemas Elétricos de Potência. Foi professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde foi Diretor de Graduação e Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica no campus de Poços de Caldas – MG. Atualmente é Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade no INMETRO, em Duque de Caxias – RJ. Foi chefe da Divisão de Instrumentação, Software e Condições Ambientais e da Divisão de Supervisão em Metrologia Legal. Atualmente é Diretor de Metrologia Legal em Exercício, no Inmetro. Sua área de formação inclui Sistemas Elétricos de Potência, Otimização Linear e Não-Linear, Programação Científica, Metrologia e Metrologia Legal. 


Régis Pinheiro Landim

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Trabalha desde 2002 no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) onde, desde 2012 é o responsável pelo Laboratório de Metrologia Elétrica Quântica. Fez pós-doutorado em metrologia elétrica quântica (padronização primária de tensão baseado no efeito Josephson), de 08/2006 a 07/2007 no National Institute of Standards and Technology (NIST), EUA. Atua na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em medidas elétricas, magnéticas e eletrônicas, instrumentação, em padrões de tensão Josephson cc e ca e suas aplicações em metrologia, que são suas áreas de interesse em pesquisa. É responsável pela realização e disseminação do volt no Brasil, bem como pela manutenção de maneira internacionalmente consistente do padrão de tensão, alinhado às unidades do Sistema Internacional de Unidades. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade do Inmetro desde 2015.


Marcelo Neves de Medeiros

Pesquisador- Tecnologista em Metrologia e Qualidade; Qualificado pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO) como avaliador técnico na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 - Requisitos gerais para laboratórios de ensaios e calibração. Em processo de qualificação para inspetor de instalações de teste com base nos OECD Principles of Good Laboratory Practices; avaliador técnico na ISO 17034:2017 (General requirementes for the competence of reference material producers) para acreditação de produtores de material de referência; e avaliador técnico na ISO Guide 34:2009 em combinação com o OECD Best practices guidelines for the Biological Resource Centres, para acreditação de Centros de Recursos Biológicos (CRBs). Membro do grupo da ABNT CEE 150 (Comissão Especial de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas) que espelha o ISO REMCO (Committee on Reference Materials) na discussão e votação dos documentos da ISO a respeito da harmonização em materiais de referência e internalização das normas ISO pela ABNT. Membro do grupo da ABNT CEE 276 que espelha o ISO TC 276 (Biotechnology) na discussão e votação dos documentos da ISO a respeito de produtos e processos biotecnológicos. Representante substituto do INMETRO (2017-presente) no Nucleic Acid Analysis Working Group (NAWG) no Consultative Committee for the Amount of Substance (CCQM) CIPM/BIPM. Secretário (desde 2016) e Coordenador (desde 2018) da Comissão Técnica 14, de Assessoramento da Cgcre para definição de políticas para acreditação de produtores de material de referência. Gestor da Qualidade substituto (2014-2015) e titular (2015-presente) da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav). Diretor substituto da Dimav (2015 - março 2019).


Klaus Natorf Quelhas

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010) e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente está cursando Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como chefe do Laboratório de Termometria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Tem experiência em Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório, Sistema de Instrumentação e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Metrologia, Termometria, Qualidade e Computação, com ênfase em Computação Gráfica, Processamento de Imagens, Visão Computacional, Computação de Alto Desempenho e Automação Laboratorial.


Rodolfo Saboia Lima de Souza

Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), possui mestrado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador-tecnologista em metrologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-RJ. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Teoria Eletromagnética, Micro-ondas, Propagação de Ondas, Antenas, atuando principalmente nos seguintes temas: Medidas em sistemas de radiodifusão, sistemas de acesso banda larga sem fio, 5G e Internet das Coisas.  


Fabio Andre Ludolf Cacais

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Mestrado em Metrologia e Qualidade pelo INMETRO (2015). Tem 18 anos de experiência em processos de medição e em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de Metrologia de Massa. Atualmente é doutorando do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI/IRD/CNEN).


Bruno Carius Garrido

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Doutor em Ciências - Química pela mesma instituição. Pós-doutorado na área de Ressonância Magnética Nuclear no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM)- Sèvres - França. É Pesquisador do Divisão de Metrologia Química e Térmica do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Atuou como analista no controle de dopagem e análise de resíduos em alimentos no LADETEC do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro sendo responsável operacional, além de atuar em projetos relacionados ao desenvolvimento de metodologias analíticas e estudos de metabolismo de fármacos utilizando principalmente as técnicas cromatográficas e espectrometria de massas juntamente com a química orgânica, química analítica, farmacologia e toxicologia. Participou na equipe técnica responsável pelas análises de controle de dopagem nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e é membro do Laboratory Expert Group da Agência Mundial Antidopagem (WADA). Ampla experiência em Cromatografia Gasosa de alta resolução, Cromatografia líquida de alta eficiência, Espectrometria de Massas e Ressonância Magnética Nuclear (RMN). Atuou como cientista visitante no BIPM no desenvolvimento de métodos analíticos de alto valor metrológico em RMN e espectrometria de massas. Atuou como Visitante no National Research Council Canada (NRC) também na área de RMN.

 

  • Organização


  • Apoio