Dia Mundial da Metrologia - 2019
Sobre o evento


O Novo SI: Fundamentalmente Melhor
O que muda para o setor produtivo e para a sociedade

Ao longo da história, as medidas têm sido parte fundamental do desenvolvimento humano. Os sistemas mais antigos de pesos e medidas datam de mais de 4 mil anos e estavam ligados a objetos físicos, como mãos, pés, pedras e sementes. Com novas invenções e incremento do comércio global, sistemas cada vez mais precisos e unificados eram necessários. Na Europa, apenas no século XIX um sistema de medição universalmente acordado começou a ser adotado: o Sistema Internacional de Unidades (SI).

Agora, depois de anos de trabalho duro e progresso científico, novamente serão atualizadas e aprimoradas as unidades do SI. No dia 20 de maio de 2019, aniversário da assinatura da Convenção do Metro em 1875, entrará em vigor a redefinição do Sistema Internacional de Unidades. As unidades de medida deixarão de ser baseadas em objetos físicos e passarão a ser derivadas de propriedades fundamentais da natureza. As mudanças garantirão a estabilidade e confiabilidade das medições a longo prazo e atuarão como trampolim para o futuro da ciência e da inovação. 

Para celebrar, o Inmetro promoverá um evento em que serão apresentados os desdobramentos da redefinição do SI para a metrologia e seus reflexos no setor produtivo e na sociedade.

Palestrantes convidados apontarão as mudanças na área de cada unidade e como a ciência, a metrologia e as novas tecnologias são impactadas pelas alterações.

  • Organização


  • Apoio