Inovação em Metrologia: Energia
Sobre o evento


A série de eventos “Inovação em Metrologia” visa a promover um ambiente de encontro entre o Inmetro e o setor produtivo para criar oportunidades de parceria e anteceder as demandas tecnológicas ligadas à metrologia.

Essa primeira edição do evento terá como tema a “energia”, e o intuito é entender algumas das necessidades do setor elétrico, do setor de renováveis e do setor de óleo & gás para os próximos cinco anos. Para isso, a programação do evento vai buscar incentivar o matchmaking e identificar linhas de pesquisa estratégicas para o tema.

Os representantes dos setores elétrico e de óleo & gás - agências reguladoras, indústria e associações reconhecidas dentro do cenário nacional de energia - irão expor demandas tecnológicas, de inovação e os desafios impostos pelas novas tecnologia, e o Inmetro apresentará alguns de seus projetos desenvolvidos dentro do tema. Para aprofundar a geração de soluções tecnológicas para os setores, uma parte do evento será dedicada à formação de grupos de trabalho, composto por atores-chave, que vão analisar questões destacadas pelos participantes.

Durante todo o evento, estará disponível um espaço para matchmaking onde os participantes poderão agendar pequenos encontros com pesquisadores e outros atores presentes, constituindo uma excelente oportunidade para conexão entre associações, empresas, agências reguladoras e Inmetro.

Ademais, no dia 02/10, os participantes estão convidados a realizar uma visita guiada aos Laboratórios do Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, em Xerém/RJ. Este será um momento para interação mais direta com os pesquisadores e um aprofundamento do conhecimento do trabalho da metrologia científica realizado na Instituição. Para isso, os interessados devem manifestar o interesse em participar dessa atividade no formulário de inscrição.

Além de ser uma grande oportunidade de troca de experiências sobre os temas, esse encontro pretende estabelecer linhas de ação estratégicas direcionadas para as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto. Tal iniciativa contribuirá fortemente para o incremento industrial do País e para tornar nossas empresas mais competitivas no cenário interno e externo.  

 

  • .