Laboratórios Associados

Laboratórios associados A Rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade – LAIIC, criada pela Portaria Inmetro nº 26, de 17 de janeiro de 2014, e modificações incluídas pela Portaria Inmetro nº 425, de 05 de setembro de 2018, tem como objetivo construir uma ampla base de apoio à inovação, estimulando a transferência de tecnologia e conhecimento entre grupos científicos e a indústria.

Para isso, a atuação da Rede LAIIC está voltada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam tanto as demandas científicas, quanto as demandas dos setores produtivos da sociedade.

A reunião de conhecimento científico e tecnológico em diversas áreas de atuação e de infraestrutura laboratorial de ponta complementar àquela existente no Inmetro permitirão à Rede LAIIC estudar, desenvolver e propor soluções inovadoras voltadas à superação de desafios tecnológicos que estejam a impedir a inserção competitiva da indústria brasileira.

Esta Rede de cooperação e parceria em prol do desenvolvimento industrial poderá envolver, em projetos específicos, agências de fomento e programas estratégicos de governo para as áreas de C&T&I.

Para as informações completas sobre as condições de associação à rede LAIIC, não deixe de ler com atenção o Edital de Chamamento Público

Para iniciar o trâmite de solicitação de integração à LAIIC, a instituição interessada deve enviar para o Inmetro a documentação listada abaixo, preferencialmente utilizando os modelos disponibilizados nos links: 

  • Autodeclaração de interesse preenchida e assinada por representante da Alta Administração da instituição (no caso das universidades, por exemplo, a autodeclaração pode ser assinada pelo Diretor do Instituto ao qual o laboratório que deseja se associar está vinculado).
  • Plano de trabalho preenchido em arquivo editável. Não é necessário assinar o plano de trabalho nesse momento, pois isso só será feito após a aprovação da solicitação pelo Inmetro.
  • Se a entidade interessada for privada, deve ser encaminhada ainda Declaração de experiência preenchida e assinada por representante da Alta Administração da instituição, acompanhada de pelo menos 1 (uma) declaração prestada por órgão ou entidade (que não fará parte do Acordo) atestando que a instituição interessada em ser reconhecida como LAIIC realizou objeto de natureza semelhante pelo período mínimo de 1 (um) ano.

As propostas das instituições interessadas em integrar a rede LAIIC devem ser encaminhadas, por meio de correio eletrônico, para o endereço: nit@inmetro.gov.br.
 

Laboratórios da Rede LAIIC


Laboratório de NanoEspectroscopia (LabNS) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 

Laboratório de NanoEspectroscopia da Universidade Federal de Minas Gerais

Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais

Vigência: até Outubro/2021

Instrumentação em Microscopia Óptica

Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos inovadores na área de Espectroscopia Optica, com estudo de escalabilidade e reprodutibilidade visando fabricação em larga escala.


Laboratório de Tecnologia de Polímeros do Instituto Politécnico (TECPOL) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) 

Laboratório de Tecnologia de Polímeros do Instituto Politécnico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Unidade parceira no Inmetro: Divisão de Metrologia de Materiais

Vigência: até Dezembro/2023

Desenvolvimento de abordagens analíticas para padronização do processo de fabricação e de controle de qualidade de nanocompósitos polímero/argila em escala industrial Os nanocompósitos poliméricos (PNCs) se apresentam em forma de nanotubos de carbono e grafeno, nanocerâmicas e óxidos metálicos. Possuem aplicação industrial nos setores automotivo, molduras de carrocerias, coberturas de motores e conversores catalíticos, baterias, aeroespacial, construção civil, eletro/eletrônicos, embalagens, chips de computador e têm perspectivas futuras nas áreas de dispositivos de memória, biossensores para diagnósticos e dispositivos de iluminação. Serão utilizadas nanoplaquetas de argilas visando aprimorar propriedades desses materiais em especial propriedades mecânicas, térmicas e de barreira dos PNCs.


Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisa Biomédica (LBM/IPB) Hospital Naval Marcílio Dias

Laboratório Associado:  Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Pesquisa Biomédicas (LBM/IPB) do Hospital Naval Marcílio Dias

Unidade parceira no Inmetro:  Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida

Desenvolvimento de Material de Referência para detecção molecular de viroses exantemáticas: Vigência: até julho/2024

Desenvolvimento de metodologia para a produção de Material de Referência de ácido nucleico viral, produzindo, a partir de sangue, soro ou plasma virêmicos (opcionalmente de saliva ou urina) de pacientes do Hospital Naval Marcílio Dias, ácidos nucléicos que serão reunidos para compor o lote de material de referência em estudo. O material será desenvolvido com vistas a respaldar ensaios moleculares para a detecção ou quantificação de ácidos nucléicos virais dos vírus de interesse.

 


 

Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Centro de Estudos de Telecomunicações (CETUC) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio)

Laboratório parceiro no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci/Dmtic)

Colaboração Técnico-Científica em Telecomunicações e Informática

Vigência: até julho/2024

Estudo das tecnologias de comunicação para redes de Internet das Coisas (IoT), de sistemas 5G e satélites, visando entendimento de aspectos específicos de propagação nesses sistemas sem fio. Metodologias de avaliação de projetos de Internet da Coisas (IoT) para os ambientes (verticais) de Cidades Inteligentes, Agricultura e Saúde. Estudo e implementação de rede de comunicação para sistemas IoT; estudo de aspectos de propagação em comunicações veiculares; Realização de medidas em sistemas 5G em ambientes internos e externos em locais com características urbanas densas, urbanas, suburbanas e rurais, construção de banco de dados de medições e visualização com mapas georeferenciados.


Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP)

Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  da  Universidade de São Paulo (USP)

Laboratório parceiro no Inmetro: Divisão de Metrologia de Tecnologia da Informação e Comunicações da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci/Dmtic)

Vigência: até junho/2024

Desenvolvimento científico e metrológico do tema Metrologia de Tempo e Frequência

Desenvolvimento científico e metrológico do tema Metrologia de Tempo e Frequência; especificamente no Instituto de Física de São Carlos, desenvolvimento de um Chafariz de átomos de césio 133; estabelecimento de procedimentos para a operação da escala de Tempo Atômico TAI(LRTE) e do Tempo Coordenado Universal UTC(LRTE)  e desenvolvimento de métodos avançados para transferência de frequência por fibra; na Escola de Engenharia  de São Carlos com desenvolvimento de protótipo de receptor GNSS de baixo custo para aplicações de transferência de tempo no território nacional, da investigação de sistemas operacionais em tempo real para aplicações em sincronização de sistemas remotos e desenvolvimento de medidores de fase 

multicanal digitais; e por fim no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, para desenvolvimento de metodologias voltadas a Ensaios de Proficiência (EPs) de laboratórios acreditados que envolvam a realização e testes de software.