Incubação de Projetos TecnológicosPrincipal modalidade do Inmetro para desenvolvimento de projetos na qual empresas nacionais têm acesso a assistência e serviços especializados.

Incubação de projetos

A Incubação de Projetos Tecnológicos é uma das práticas de inovação colaborativa do Inmetro. Projetos de startups e de empresas já consolidadas no mercado recebem a assistência de pesquisadores e técnicos da Instituição e acessam serviços especializados nas diversas áreas de conhecimento do Inmetro: acústica e vibrações, biotecnologia, dinâmica dos fluidos, química, materiais, mecânica, elétrica, tecnologia da informação (TIC), térmica e ultrassom.

São quatro modalidades de incubação, compreendendo desde o apoio ao inventor independente, que deseja transformar sua patente em produto, até novos negócios de empresas com proposta de projetos para empreendimentos no Parque Tecnológico do Inmetro.

Leia o Chamamento Público para Incubação, que estabelece as condições e critérios para admissão do projeto a incubar e envie a sua proposta, preenchendo um dos formulários abaixo, de acordo com a modalidade de incubação de seu interesse:

Modalidade 1 – Pesquisa e/ou desenvolvimento tecnológico sob demanda da empresa
Para projetos tecnológicos de empresas de micro a grande porte que demandem suporte técnico de pesquisadores e da infraestrutura laboratorial do Inmetro, para seus projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Modalidade 2 – Projetos de Empreendimentos para o Parque Tecnológico do Inmetro
Para empresas que necessitem de orientação técnica de gestores e pesquisadores do Inmetro para a elaboração de projetos que visem à instalação de centros de pesquisa e inovação e/ou unidades de produção e de serviços técnicos especializados no Parque Tecnológico do Inmetro.

Modalidade 3 – Aplicação e exploração de tecnologias Inmetro
Para empresas que tenham interesse no uso de tecnologias cuja pesquisa e/ou desenvolvimento sejam oriundos de projetos de inventores do quadro de pesquisadores do Inmetro, nos termos de chamamento específico, quando houver. Consulte as tecnologias disponíveis para transferência.

Modalidade 4 – Apoio ao Inventor Independente
Admite e oferece apoio técnico e administrativo a projetos de inventores independentes que tenham interesse no trabalho conjunto com pesquisadores do Inmetro para desenvolvimento de produto ou processo de que trata a invenção, visando a sua industrialização pelo setor produtivo.

Os projetos selecionados podem se instalar em área de cerca de 25m² e contam com apoio logístico, como sala de aula, sala de videoconferência e outras facilidades.

Conheça os nossos parceiros e os projetos apoiados pelo Inmetro.

E confira os novos projetos habilitados à incubação.

Atendimento