Parque TecnológicoProjeto em implantação para a consolidação de um ambiente promotor de inovação ao redor do Inmetro.

Parque tecnologico

O Parque Tecnológico do Inmetro está em implantação no Campus Laboratorial de Xerém-RJ, integrado ao conhecimento técnico-científico da Instituição, especialmente nas áreas de Energia Alternativa, Química Verde e Saúde.

As áreas de suporte metrológico e/ou serviços são: acústica e vibrações, bioengenharia, biologia estrutural, biotecnologia, ciências forenses, dinâmica de fluidos, elétrica, fármacos, materiais, nanometrologia, mecânica, ótica, química, tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A Etapa 1 do Projeto contempla a implantação do Centro de Apoio a Inovadores, unidade para acolher empresas âncoras, empresas clientes e fornecedoras de insumos para pesquisas de interesse estratégico; uma unidade para abrigar a administração do Parque e serviços de apoio aos empreendimentos associados; e um espaço de co-working para empreendedores.

Parque tecnológico

Nessa etapa, são disponibilizados para instalações de empresas 18 lotes de 657 m², à margem da principal via de acesso ao Distrito de Xerém, e dentro do Campus de Laboratórios do Inmetro.

O Campus está próximo de outros centros de pesquisa e desenvolvimento (Cenpes, Fiocruz, Instituto Vital Brasil, LNCC) e de universidades (UFRJ, UERJ, UFRRJ, UFF). A área reservada ao Parque Tecnológico margeia a Rodovia BR-040, a apenas 10 km do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, facilitando o acesso a portos, aeroportos e demais rodovias.

Um Edital de Chamamento Público, em vias de ser publicado, estabelecerá as condições e critérios de seleção para os interessados em integrar o seu empreendimento ao Parque Tecnológico do Inmetro.

Atendimento