Tecnologias disponíveisVitrine das tecnologias desenvolvidas pelos pesquisadores do Inmetro e disponíveis para licenciamento.

O Inmetro disponibiliza neste espaço tecnologias desenvolvidas na instituição, seja por meio do licenciamento de direitos de propriedade, seja por transferência do conhecimento e de assistência técnica, conforme o caso.

Os candidatos devem observar e atender as Diretrizes para Licenciamento e Transferência de Tecnologia e a minuta do Contrato que será firmado com o Inmetro.


Método para avaliação do aquecimento gerado por transdutores de ultrassom

A tecnologia

A presente invenção refere-se a um método de medição de área aquecida por um transdutor de ultrassom para avaliação, em especial, dos transdutores de equipamentos fisioterápicos. De forma geral o método baseia-se na obtenção, tratamento e comparação de imagens do estado de corpos de prova antes e após o aquecimento realizado por um transdutor.

Aquecimento Ultrassom

Campo de aplicação

O método foi desenvolvido para a avaliação do desempenho de transdutores de ultrassom utilizados por profissionais da saúde, de maneira prática, menos custosa e eficiente. É fundamental que esses equipamentos funcionem adequadamente, para não representar risco à saúde de pacientes e dos próprios usuários.

Vantagens

A vantagem do presente método frente aos métodos existentes está na maior confiabilidade metrológica no que se refere à análise de dados, realizada de forma rápida e simples, uma vez que o mesmo foi pensado para ser rodado em um aplicativo/software.

A quem pode interessar

Esta tecnologia está disponível às empresas que estejam interessadas em desenvolver e comercializar um aplicativo/software incorporando o método.

Edital de chamamento público 002/2017


Célula para medição secundária de pH de um fluido e processo para realizar a medição

Célula para medição secundária de pH de um fluido e processo para realizar a mediçãoA tecnologia

Pesquisadores do Inmetro desenvolveram uma célula mais simples e de baixo custo para a medição secundária de pH, com mais rapidez e exatidão do que outras células semelhantes encontradas no mercado. O diferencial dessa célula está em seu formato (foto): ela possui um volume menor e duas colunas de vidro conectadas entre si por uma junção líquida que facilita o contato com a solução em análise.

Campo de aplicação

Essa medição é importante em indústrias, como as de cosméticos e alimentos. Por exemplo: leites adulterados podem ser identificados pela medição de pH.

Vantagens

O modelo da célula tem sua vantagem em relação às demais pela rapidez com que atinge um equilíbrio estável entre valores de diferença de potencial durante a medição de pH: enquanto uma célula encontrada no mercado leva aproximadamente 60 minutos, a célula desenvolvida pelo Inmetro necessita de somente 15 minutos. É uma célula que pode perfeitamente substituir as utilizadas hoje, proporcionando maior exatidão na medição de pH. O procedimento de medição é simples. A solução da qual se deseja saber o valor de pH é colocada em contato com a célula e um dispositivo acoplado a ela fornece, após o equilíbrio, o valor exato de pH ao analista.

A quem pode interessar

Fornecedores de instrumentos laboratoriais são potenciais interessados em produzir e comercializar essa tecnologia.

Edital de chamamento público 001/2013


Atendimento