Começa o XI ENOAC, evento que reúne os principais atores da área da conformidade do Brasil

Começou, hoje, (22/7) a 11ª edição do Encontro Nacional dos Organismos de Acreditação (Enoac), evento realizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em pareceria com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). “O setor produtivo lança mão do sistema de avaliação da conformidade justamente para dar credibilidade aos seus produtos. O papel da acreditação é fornecer essa confiança”, destacou Aldoney Freire Costa, coordenador-geral de Acreditação do Inmetro.

O primeiro dia do XI Enoac foi dedicado a conferência com os organismos de inspeção. Guilherme Pedrosa, chefe da Divisão de Acreditação de Organismos de Inspeção fez um balanço das atividades desenvolvidas e apresentou indicadores de desempenho da atividade ao longo do ano passado. “A relevância do Enoac é que, ao mesmo tempo em que gera transparência, à medida em que expomos o que foi feito no ano anterior, serve de espaço para os organismos apresentarem suas demandas. Isso é bom porque estamos sempre em busca de melhorias para nossos processos”, assinalou Aldoney Costa.

Um dos palestrantes do dia, Germano Xavier, engenheiro de Equipamentos da Petrobrás, apresentou o programa de acreditação que o Inmetro está desenvolvendo para organismos de inspeção, que funcionará para a inspeção de máquinas e equipamentos da companhia nas áreas de produção e refino de petróleo. “A ferramenta de acreditação agrega valor para a segurança de nossos equipamentos, principalmente em relação à vida de nossos colaboradores e ao meio ambiente”, sublinhou Xavier. “Ter o selo Inmetro é estar em conformidade com a segurança”, completou.

Nesta terça-feira, dia 23, será comemorado o Dia Mundial da Acreditação, com as participações de Nigel Croft, consultor Internacional de Sistema de Gestão, no painel “Acreditação facilitando os negócios internacionais”, e de Jefferson Carvalho da Silva, vice-presidente Institucional da Associação Brasileira da Avaliação da Conformidade (ABRAC), que falará sobre “Inspeção de Projetos e Obras de Infraestrutura.

À tarde, na segunda parte do Dia Mundial da Acreditação, representantes da Anvisa, do Mapa e do Inmetro apresentarão seus respectivos projetos de mudanças em seus marcos regulatórios.