"Grafeno no Rota 2030 - Soluções para a Indústria Automotiva": confira participação do Inmetro

Pesquisadores do Inmetro participaram do evento “Grafeno no Rota 2030: Soluções para a Indústria Automotiva” promovido pela Finep, no último dia 21 de novembro, com o apoio da Firjan. O encontro reuniu cerca de 200 representantes de ICTs, startups, empresas e entidades do Governo (entre elas, o Inmetro) para pensarem como desenvolver soluções tecnológicas para o setor automotivo a partir da utilização de grafeno, que surge como alternativa promissora para aplicação em diversas partes estruturais de automóveis que necessitem de resistência mecânica, leveza, condutividade térmica e elétrica.

Representado no encontro pela Dra. Joyce Rodrigues de Araujo, pelo Dr. Oleksii Kuznetsov e pelo Dr. Romeu Daroda, pesquisadores da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci), o Inmetro apresentou um pitch mostrando as atividades metrológicas desenvolvidas pela Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), mostrando como a padronização de propriedades físico-químicas do grafeno deve impulsionar as indústrias e start ups produtoras de grafeno para aplicações no setor automotivo.

Além da apresentação das capacidades de medição em propriedades mecânicas, térmicas e elétricas de nanocompósitos poliméricos reforçados por grafeno, assim como medições específicas para determinar se o material produzido é grafeno ou grafite, o Inmetro participou de mesa redonda com outras ICTs, mediada pela Finep, na qual o tema era discussão dos desafios para o setor. O Instituto participou, também, da rodada de negócios com empresas para a consolidação de parcerias futuras e trabalhos conjuntos.