Especialistas em Metrologia Legal participam de congresso internacional na Colômbia

A certificação de produtos pré-embalados na África do Sul, a verificação de balanças rodoviárias na Argentina, a implementação da Metrologia Legal na Colômbia e o combate a fraudes em bombas medidoras de combustível no Brasil foram algumas das experiências compartilhadas durante o Congresso Internacional de Metrologia Legal, que aconteceu em Bogotá, na Colômbia, entre 29 e 31 de maio.

O evento reuniu especialistas em Metrologia Legal de países de diversas regiões do mundo, entre eles África do Sul, Colômbia, Holanda, Espanha, China, Reino Unido e Argentina, e contou com a participação de cerca de 300 pessoas por dia. 

O diretor de Metrologia Legal, Marcos Trevisan, foi o representante brasileiro. Ele falou sobre segurança digital antifraude para instrumentos de medição, apresentando os avanços do Inmetro em relação à certificação digital para bombas medidoras de combustíveis e outros equipamentos.

“A participação em eventos técnicos internacionais é fundamental tanto para colher experiências bem-sucedidas do exterior quanto para mostrar nossas boas práticas para o mundo”, avalia o diretor. Entre os destaques desta edição, o diretor ressalta a sistemática semelhante à declaração do fabricante, utilizada pela África do Sul para certificar produtos pré-embalados, e a utilização de laboratórios acreditados para realizar as verificações de metrologia legal, modelo adotado por diversos países e que pode servir de inspiração para modificações no processo brasileiro, em busca de mais eficiência.