Pesquisadora do Inmetro publica artigo sobre procedimentos para avaliação da pureza e certificação interna de sais

A pesquisadora Pronametro, Ana Catalina Osorio, publicou um artigo sobre avaliação da pureza em sais para produção de materiais de referência certificados na revista Accreditation and Quality Assurance, publicação voltada a informações e discussões relacionadas à qualidade, à transparência e à confiabilidade dos resultados das medições nas ciências químicas e biológicas.

O trabalho apresenta um conjunto de procedimentos para avaliação da pureza e certificação interna de sais de alta pureza, realizados de acordo com a norma ISO 17034:2016 no Setor de Laboratório de Análise Inorgânica (Dimci/Dimqt/Labin) do Inmetro, onde a pesquisadora atua. As metodologias que foram desenvolvidas e validadas permitem determinar a fração mássica de até 71 elementos considerados possíveis impurezas.

“A determinação da pureza é uma das etapas para produção de Materiais de Referência Certificados, como as soluções de calibração”, explicou a pesquisadora. Essas soluções são a base da rastreabilidade nas medições elementares em química analítica nos laboratórios do País, podendo servir de base para análise de alimentos, combustíveis, análises clínicas ou ambientais, entre outras.

Para acessar o artigo, utilize o link  https://doi.org/10.1007/s00769-019-01392-w