Presidente do Inmetro participa da solenidade em comemoração aos 96 anos do ITPS

A presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, participou nesta quinta-feira (12/09) da solenidade em comemoração aos 96 anos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro há 22 anos. Também participaram o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e o diretor-presidente do ITPS, Antonio Carlos Porto de Andrade.

Durante o evento, que teve o tema “Inovação em gestão e tecnologia a serviços de Sergipe”, foi entregue a reforma do Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) e da Gerência Executiva de Metrologia (Geremetro). As obras foram realizadas com investimento de quase R$ 285 mil pelo Inmetro e irão propiciar mais conforto e qualidade para servidores e para a população, que terão acesso a ambientes mais modernos e totalmente adaptados às normas técnicas de acessibilidade. 

A solenidade marcou, ainda, a inauguração da Central de Esterilização do ITPS, local destinado a limpeza, acondicionamento, esterilização e distribuição dos materiais estéreis utilizados nas análises realizadas no Instituto, e o espaço Café com Ciência na Medida Certa, que será usado como ponto de encontro e de interação entre os colaboradores.

A presidente do Inmetro e o Governador de Sergipe também assinaram a Ordem de Serviços para realização de Instalações de Combate a Incêndio e dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Orçada em R$ 210 mil, a obra consiste na instalação de hidrantes e placas de sinalização de emergência, além da construção de um reservatório exclusivo para alimentação do sistema de combate a incêndio. 

Angela Flôres Furtado ressaltou a importância da parceria entre o Inmetro e o ITPS e sobre a sinergia entre o trabalho desenvolvido pelas instituições. “A missão do Inmetro é ser a medida certa para promover confiança a sociedade e competitividade ao setor produtivo e o ITPS faz isso, literalmente. Ele tem toda a parte da pesquisa e da técnica a ser aplicada no setor produtivo, há 96 anos, e há 22 ele cumpre, junto com Inmetro, o papel de promover a competitividade, mas também de fazer o outro lado, que é promover confiança”, afirmou. 

Em nome do Instituto, a presidente recebeu a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia “Professor Antônio Tavares de Bragança”, destinada a pessoas, instituições ou empresas que se destacaram pela atuação em prol do fortalecimento do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado de Sergipe.

Também foram homenageadas as seguintes instituições: Governo de Sergipe, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit) e Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE). Na categoria personalidades, receberam medalhas as personalidades: José Ricardo de Santana, doutor em Economia; Marcos Wandir Nery Lobão, doutor em Engenharia Industrial; e José do Patrocínio Hora Alves, doutor em Química.