Programas de pós-graduação do Inmetro recebem recursos da Faperj

Os três programas de pós-graduação do Inmetro foram contemplados no Edital de Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro – 2019, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). No total, eles receberão R$ 120 mil, que serão direcionados aos laboratórios que têm pesquisas de pós-graduação em desenvolvimento, possibilitando retorno imediato ao próprio Inmetro.

A aplicação dos recursos será de responsabilidade do coordenador de cada programa: Programa de Pós-Graduação em Metrologia; Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia; e Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade.

Os programas de pós-graduação do Inmetro são um importante alicerce de pesquisa e desenvolvimento da instituição, contribuindo de forma relevante para suas atividades finalísticas. “Eles representam, também, um eficaz instrumento de inovação e transferência de tecnologia, além de propiciarem aprimoramentos nos métodos de medição e nos modelos de gestão e qualidade industrial”, completou o coordenador-geral do Centro de Capacitação (Cicma), Luiz Fernando Rust.

Além de dar mais robustez às diversas frentes de trabalho desenvolvidas pelo Inmetro, as pesquisas de mestrado e doutorado também beneficiam a indústria nacional, ao contribuírem para a aplicação do conhecimento de ponta em metrologia na melhoria de processos e de produtos que são disponibilizados para a sociedade.

Atualmente, os três programas de pós-graduação do Inmetro contam com dois cursos de doutorado, dois cursos de mestrado acadêmico e um curso de mestrado profissional. Em seus quadros, existem 31 docentes permanentes e 108 alunos matriculados, além de 19 doutores e 179 mestres formados. Para mais informações, acesse: http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa