Sistema de gestão da Dimci é ratificado na Sim Week 2019

Nos dias 23 e 24 de setembro, o gestor da Qualidade da Dimci, Silvio dos Santos, apresentou o sistema de gestão da qualidade da Diretoria, na última reunião da Quality System Task Force (QSTF), que aconteceu durante a SIM Week 2019, realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.

O sistema foi aprovado, garantindo a manutenção do reconhecimento internacional das capacidades de medição já disponíveis no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) – associadas a massa e grandezas relacionadas, comprimento, eletricidade e magnetismo, termometria, química e acústica, ultrassom e vibrações –, além de novas capacidades de medição a serem incluídas no escopo em que o Brasil tem o reconhecimento internacional: ultrassom e dureza.

Para atingir o nível de implementação necessário a ser apresentado na QSTF, a Dimci passou por avaliações de pares que foram realizadas por 18 avaliadores de Institutos Nacionais de Metrologia (INMs) de oito países (Canadá, Estados Unidos, México, Argentina, França, Alemanha, Itália e Eslováquia). Todas as avaliações tinham como escopo os requisitos técnicos e de gestão das normas ISO/IEC 17025:2017, para demonstração de competência em realizar calibrações e ensaios, e a ISO 17034:2016, para a produção de materiais de referência certificados. Em todos os casos, os avaliadores destacaram o excelente nível técnico e competência da equipe da Dimci.

Reunião da QSTF na Bolívia

Além dos aspectos técnicos, também foi avaliada a implementação dos requisitos de gestão em todas as unidades da Diretoria. Nesse aspecto, destaca-se a implementação da abordagem de riscos e oportunidades nos laboratórios, bem como o processo de digitalização dos relatórios de resultados, entre outros documentos e registros.

 “A ausência da aprovação do sistema de gestão da Dimci pela QSTF poderia representar um risco de fragilização das bases do Acordo de Reconhecimento Mútuo no âmbito da metrologia científica, com graves consequências para a infraestrutura de qualidade do Brasil, além de forte impacto para a acreditação, certificação, metrologia legal e a competitividade do País”, destacou Silvio dos Santos.

Além do Inmetro, na reunião da QSTF foram apresentados os sistemas de gestão do NIST (EUA), do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), do NRC (Canadá), do Cenam (México), do INTI (Argentina), entre outros. 

A QSTF

A QSTF é um grupo de trabalho responsável por avaliar os sistemas de gestão dos Institutos Nacionais de Metrologia e dos Institutos Designados das Américas que são membros do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) e são signatários do Acordo de Reconhecimento Mútuo no âmbito da metrologia científica (CIPM MRA).

A avaliação realizada no âmbito da SIM/QSTF é uma etapa necessária para que os Institutos de Metrologia possam demonstrar a sua competência para cumprir as responsabilidades definidas pelo CIPM MRA. Além disso, a avaliação objetiva buscar evidências de que o Instituto atende aos requisitos de padrões internacionais de referência, tais como a norma ISO/IEC 17025:2017 e a ISO 17034:2016.