Diretor do Inmetro ministra curso de avaliação de software para técnicos em Lima, Peru

A reconhecida expertise do Inmetro na área de avaliação de software de medidores de energia elétrica levou o diretor de Metrologia Legal do Instituto, Marcos Trevisan, a ministrar um curso no Instituto Nacional de Calidad (Inacal), ligado ao Ministério da Produção do Peru. O treinamento, que ocorreu de 26 a 28 de novembro, em Lima, contou a participação de técnicos de metrologia do próprio país, Equador e Colômbia. 

Desde 2009, o Inmetro realiza avaliações de software para vários instrumentos de medição. “A participação do Inmetro é importantíssima para disseminar o conhecimento de análise de software na América Latina e para liderar esse desenvolvimento na região”, avalia Trevisan. O curso também contou com a parceria do Gustavo Escudero, do Instituto Nacional de Tecnologia (INTI) da Argentina.

Na oportunidade, os participantes chegaram ao consenso de que será de grande relevância a realização de um Workshop sobre o tema, a ser realizado pelo Inmetro no âmbito do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) e da Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), em 2020. A proposta do encontro é estabelecer programas de avaliação conjunta para disseminar conhecimento de avaliação de software, no qual Inmetro e INTI receberão técnicos de outros países para instruir presencialmente como essa avaliação é realizada no Brasil.