Diretora do Nist ministra palestra no Inmetro sobre Indústria 4.0 e Metrologia

Na última sexta-feira (29/11), o Inmetro recebeu Barbara Goldstein, diretora associada do Laboratório de Medições Físicas do National Institute of Standards and Technology (NIST), Instituto Nacional de Metrologia dos Estados Unidos.  Ela apresentou a palestra “Abastecendo a Indústria 4.0 por meio de uma revolução na Metrologia”. 

Goldstein recebeu as boas-vindas do Diretor de Metrologia Científica e Industrial, Valnei Smarçaro da Cunha, que destaca a parceria do Inmetro com o Instituto norte-americano: “Ao longo dos últimos anos, a parceria Inmetro – NIST vem se fortalecendo. O objetivo é que a interação se torne cada vez mais forte, com desenvolvimento conjunto de metodologias analíticas, materiais de referência e intercâmbio cada vez mais rotineiro de pesquisadores, sendo a área de internet das coisas e cibersegurança tópicos de interesse mútuo.” 

Diretor de Metrologia Científica, Valnei da Cunha
Diretor de Metrologia Científica e Industrial, Valnei da Cunha, durante a abertura da palestra

A representante do NIST apresenta a Indústria 4.0 como uma maneira inteiramente nova de se produzir, apostando em inteligência e automação - uma revolução tecnológica baseada em dados e informação.  Ela tratou da necessidade do uso do Sistema Internacional de Unidades revisado e baseado em princípios quânticos – definida como Metrologia 4.0 – para promover maior precisão e menores ruídos, citando como exemplos a internet das coisas e a indústria de veículos autônomos. 

Com mais de 30 anos de experiência em governo e indústria privada, Goldstein coordena o programa “NIST on a Chip", que está estabelecendo um novo paradigma para a disseminação de medições de precisão por meio de um conjunto de padrões quânticos implementáveis, adequados à finalidade, a serem incorporados em produtos ou instalações do usuário final. 

Ela liderou, ainda, o desenvolvimento de padrões de comércio eletrônico que foram usados em centenas de milhares de transações comerciais; os esforços de roadmap para a Internet das Coisas e automação industrial; e desenvolveu e liderou o programa “NIST Technologies” para a integração de aplicações de produção premiado com um portfólio de projetos de pesquisa compartilhados com custos de aproximadamente US$ 150 milhões.  

Diretora do Nist durante palestra do Inmetro
Palestra da diretora do Nist, Barbara Goldstein, aconteceu no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro, em Duque de Caxias