Inmetro acredita organismos para inspeções em empreendimentos de infraestrutura

Inmetro acredita organismos para inspeções em empreendimentos de infraestrutura

O Inmetro acreditou os três primeiros organismos para realização de inspeções em empreendimentos de infraestrutura no país. As acreditações são parte do Programa de Inspeção Acreditada para Empreendimentos de Infraestrutura, lançado no ano passado, em parceria com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) da Presidência da República. A iniciativa visa aprimorar a qualidade técnica dos projetos de engenharia, mitigar riscos, e aumentar a confiança nos prazos e orçamentos durante as obras realizadas em parceria entre os setores público e privado, englobando infraestruturas de aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, distribuição de energia, exploração de petróleo, saneamento, habitação, iluminação pública, entre outros.

O programa visa trazer mais confiança ao setor na aplicação de recursos em empreendimentos qualificados no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), criado para ampliar e fortalecer a relação entre o Estado e a iniciativa privada, gerando mais oportunidades de crescimento para o País. O PPI tem, atualmente, uma carteira de 193 empreendimentos qualificados, dos quais 147 concluídos e devem gerar investimentos estimados em R$ 260,2 bilhões.

O programa de acreditação desenvolvido pelo Inmetro, por ter sido induzido por uma demanda da SPPI, disponibiliza uma ferramenta apta a ser utilizada por qualquer órgão ou empresa privada que deseje utilizar um organismo acreditado pelo Inmetro nas inspeções dos projetos e obras de infraestrutura. Outras entidades encontram-se em processo de acreditação e ampliarão o mercado de inspeção acreditada, prática consagrada nos países desenvolvidos. As informações sobre os organismos acreditados estão disponíveis em: http://www.inmetro.gov.br/organismos/resultado_consulta.asp