Vamas 2019: Inmetro apresenta trabalhos relacionados a grafeno nos EUA

Trabalhos de pesquisa conduzidos pelo Inmetro relacionados ao tema “Nanocompósitos Poliméricos de Grafeno” foram o tema principal da apresentação da servidora Joyce Rodrigues de Araujo na reunião técnica “VAMAS 2019 Steering Committee Metting”, realizada entre 22 e 24 de maio, em Boulder-Colorado, Estados Unidos. Objeto de estudo da Divisão de Metrologia de Materiais do Instituto, os nanocompósitos têm grande potencial de aplicação para avanços nas indústrias automotiva, de artigos esportivos, de eletrônica e de roupas.

A reunião do comitê, realizada no National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão americano congênere ao Inmetro, permitiu a interação entre Institutos de Metrologia Internacionais (NMIs). Entre os temas discutidos no encontro, destacaram-se as novas metodologias visando à determinação das grandezas fundamentais do Sistema Internacional de Unidades (SI), agora atreladas a constantes físicas e químicas fundamentais. Também foram debatidos o desenvolvimento de protocolos de medição de caracterização de nanomateriais de carbono, tais como o grafeno, com foco na promoção de rastreabilidade aos métodos de medição utilizados para este fim, e a confiança na medição das propriedades de produtos industriais.

A palestra da servidora apresentou o andamento dos trabalhos em metrologia dimensional e química de argilas preparadas por métodos de esfoliação mecânica em fase líquida, visando à elaboração de protocolos de caracterização e medição. Joyce informou, ainda, sobre os trabalhos de produção e caracterização de materiais de óxido de grafeno produzidos pelo Inmetro.