Calibração de anemômetros: Inmetro oferece novo serviço na área de energia eólica

O Inmetro já oferece aos laboratórios acreditados o serviço de calibração de Anemômetros Laser Doppler (LDA), um grande reforço à autonomia e economicidade para a indústria nacional na área de energia eólica. Anteriormente só disponível no exterior, esse serviço permite eliminar a dependência de calibração externa dos padrões de medição na área de velocidade de ventos, assegurando assim a rastreabilidade para essas medições no Brasil, promovendo mais agilidade e reduzindo custos.
 
“Esse é um passo importante para a indústria da energia eólica, pois a medição precisa da velocidade dos ventos demonstra o potencial de geração elétrica, que é proporcional ao cubo dessa velocidade. Estamos atuando para a implantação da cadeia de rastreabilidade em velocidade de fluidos, especialmente vento, através do Disco de Calibração (padrão primário com rastreabilidade totalmente nacional)”, explica Gelson Rocha, chefe da Divisão de Metrologia de Dinâmica de Fluidos da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia do Inmetro (Dimci). 
 
O desenvolvimento de novos serviços e tecnologias na área de energias renováveis é um dos temas prioritários da Dimci, com iniciativas nas áreas de iluminação, eletricidade e biocombustíveis, entre outras, algumas em parceria com o Instituto de Metrologia da Alemanha (PTB), por meio do projeto bilateral Fortalecimento da Infraestrutura da Qualidade (IQ) para Energias Renováveis e Eficiência Energética no Brasil.
 
A energia eólica, em 2017, foi responsável pela geração de 8.1% da matriz energética nacional. (fonte: http://abeeolica.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Boletim-Anual-de-Geracao-2017.pdfhttp://abeeolica.org.br/wp-content/uploads/2018/04/Boletim-Anual-de-Geracao-2017.pdf)
 
Para saber mais sobre o serviço, acesse  http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/servicos/calibDinam.asp#LAFLU  ou envie um e-mail para samci@inmetro.gov.br.