Inmetro celebra 46 anos de história

O Inmetro chega aos 46 anos num momento que tem como tônica a transformação: como parte da nova agenda econômica do País e para acompanhar as evoluções tecnológicas, desburocratizar processos e tornar o ambiente de negócios mais competitivo e o consumidor mais seguro em relação aos itens que consome, a instituição está implementando um Novo Modelo Regulatório e passando por uma desafiadora reestruturação. Todas essas mudanças traduzem-se na nova missão do Instituto, definida este ano: a medida certa para promover confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo.

Forma mais moderna de regular o mercado, o Novo Modelo Regulatório, construído com base na transparência e participação da sociedade, modificará a maneira como é feito o controle da segurança de produtos no País, ampliando o escopo de atuação do Inmetro, sem colocar barreiras à inovação. A modernização, que teve início em 2019, pretende elevar a performance regulatória, reduzir a carga administrativa, estimular a inovação e a competitividade do setor produtivo, bem como alinhar o país às melhores práticas internacionais na regulação de produtos.

Ao longo deste ano, o Inmetro já vem antecipando o processo de modernização de suas regras, publicando portarias que simplificam os processos e construindo parcerias com instituições diversas: com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em certificação digital para equipamentos metrológicos; com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para a efetiva proteção e defesa do consumidor; com a Receita Federal e com a Global Alliance for Trade Facilitation (Aliança Global para a Facilitação do Comércio), com o objetivo de reduzir o prazo de emissão de licenças de importação, entre outras.

Outras transformações necessárias para o cumprimento da nova missão estão em andamento, como a implantação da nova estrutura organizacional do Inmetro, mais alinhada às atividades centrais da Instituição, e a mudança total do seu corpo funcional do Rio de Janeiro para o Campus de Inovação e Metrologia, em Xerém, promovendo uma integração maior das áreas. O espaço conta com 1,7 milhão de m2 e um total de 52 laboratórios de alta tecnologia e onde trabalham cerca de 1000 funcionários, entre servidores e colaboradores.

Comemorações reúnem corpo funcional no Campus de Inovação e Metrologia

A semana de celebração pelos 46 anos do Inmetro está sendo marcada pelo compartilhamento de uma visão esperançosa para 2020. No Campus de Inovação e Metrologia, a presidente Angela Flôres Furtado dirigiu-se ao corpo funcional e reforçou a importância da união e do trabalho em grupo executado ao longo de 2019; ressaltou as mudanças e reestruturações pelas quais a Instituição passou, acompanhando as transformações vividas pela economia do País; e pontuou a relevância do conceito de “servir” à sociedade.

“A população espera de nós tranquilidade e segurança para comprar ou usar um produto. É fundamental que cada um de nós absorva essa palavra, ‘servir’, com o sentido de orgulho de servir à Nação, ajudar o País a crescer e proteger os lares dos cidadãos brasileiros ”, afirmou a presidente, diante de uma plateia formada por servidores e colaboradores da Casa, além de representantes dos órgãos delegados.

As comemorações, ao longo da semana, contam com palestras, oficinas e apresentação de grupos de música e dança formados por servidores e colaboradores do Inmetro.