Inmetro participa de evento sobre Consumo Seguro e Saúde no Ministério da Justiça e Segurança Pública

A presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, participou nesta segunda-feira (1/7) do evento sobre Consumo Seguro e Saúde, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Durante a cerimônia, foram assinadas duas portarias que disciplinam sobre o procedimento de recall: uma interministerial - entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o da Infraestrutura - que aborda a substituição ou reparo de veículos considerados nocivos ou perigosos após sua introdução no mercado. A outra portaria diz respeito à comunicação da novidade ou periculosidade de produtos. Foi firmado, ainda, o acordo de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intuito de promover a atuação integrada que ajude a ampliar a proteção ao consumidor. 


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacou a importância da sinergia entre os setores público e privado, com o objetivo de elevar os padrões de qualidade do pais. Nesse sentido, ele considera o recall uma questão central. "Estamos seguindo o rumo dos padrões de qualidade da OCDE", afirmou. 


Em sua apresentação, a presidente do Inmetro destacou a parceria do Instituto com a Senacon, com o intuito de proteger o consumidor brasileiro. Angela Furtado comentou, ainda, que o Inmetro acaba de revisar sua missão - a qual passou a ser "a  medida certa para promover a confiança à sociedade e competitividade ao setor produtivo" - a fim de torná-la mais compreensível para seus públicos prioritários.

"Com o tema recall estamos atingindo exatamente as duas grandes atuações do Inmetro: a segurança e qualidade dos produtos disponíveis para o uso do consumidor final, incentivando, ao mesmo tempo, a competitividade do setor produtivo", disse Angela. 


Também estiverem da cerimônia o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o presidente da Anvisa, William Dib; o secretário Nacional do  Consumidor, Luciano Benetti Tim; o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Jamil Megid Junior e o Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, Jerry Adriano Rodrigues.