Pesquisador do Inmetro participará de projeto no National Research Council CanadaEntre os dias 13 e 24 de maio, o pesquisador auxiliará nos estudos de certificação do projeto e participará de treinamentos.

O pesquisador do Laboratório de Análise Orgânica da Divisão de Metrologia Química e Térmica (Dimci/Dimqt), Wagner Wollinger, participará de uma missão internacional no National Research Council Canada (NRC Canada), entre os dias 13 e 24 de maio. O pesquisador será o representante do Inmetro, que auxiliará nos estudos de certificação do projeto “Medições exatas de Oxigênio Dissolvido, Fósforo e Clorofila em vários ambientes aquáticos para a correta compreensão do Monitoramento de Biodiversidade” e participará de treinamentos de métodos para determinação da pureza da Clorofila A.

Patrocinado pelo Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, o projeto tem como objetivo fornecer ferramentas que garantam a qualidade das informações recebidas por autoridades ambientais sobre o estado de recursos hídricos.

A Clorofila A é um dos componentes que indicam a qualidade da água e que pode ajudar a compreender as causas das alterações nos oceanos. O projeto planeja desenvolver um método primário de medição para calibração de sensores de oxigênio dissolvido, e a produção de materiais de referência para o Fósforo e Clorofila A em água. “Há evidências relacionando a diminuição dos níveis de oxigênio dissolvido nos oceanos com os impactos em todo o ecossistema da Terra”, afirma Wagner.


Para contribuir com a biodiversidade, os dados coletados, a médio e longo prazo, servirão de base para a tomada de decisões em política ambiental. Ações tomadas com base nessas medições farão efeito direto na saúde pública, no crescimento da atividade econômica e na manutenção dos ecossistemas aquáticos.