Orquestra

Plataforma de gerenciamento de processos utilizada pelo Inmetro para automatizar seus processos de negócio e prestação de serviços, tais como acreditação, credenciamento de avaliadores e especialistas, apreciação técnica de modelo, registro de objeto e anuência para importação.

Contato de suporte

Em caso de dúvida ou problemas na utilização da plataforma Orquestra, entre contato com a área responsável pelo serviço solicitado.

Atendimento
De 9 h às 16 h

Acreditação de Organismo de Certificação, Verificação e Validação
dicor@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-2778

Acreditação de Organismo de Inspeção
oi@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-5564

Acreditação de Laboratórios e Reconhecimento de Boas Práticas de Laboratório
dicla@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-2855

Credenciamento de Avaliadores e Especialistas
dicap@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-5593

Apreciação Técnica de Modelos
dicol@inmetro.gov.br
+55 (21) 2679-9150

Atendimento
De 9 às 11 h e 14 às 16 h

Registro de objeto
regobjeto@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-2799
+55 (21) 2563-5692
+55 (21) 2563-5511
+55 (21) 2563-2923
+55 (21) 2563-2831

Anuência para importação
anuencia@inmetro.gov.br
+55 (21) 2563-5512
+55 (21) 2563-5695
+55 (21) 2563-2784

Como acessar?

A partir de 22 de novembro de 2019, para ter acesso à plataforma Orquestra é necessário ter uma conta gov.br — uma conta de acesso única para todos os serviços do Governo. O objetivo é tornar as operações mais ágeis e seguras.

Novos clientes estrangeiros sem representação legal no Brasil, deverão utilizar um formulário de cadastro específico, cujas informações serão validadas pela equipe responsável pelo serviço desejado.

Confira outras informações importantes para se cadastrar.


Como a conta da plataforma gov.br é pessoal e intransferível, as contas do Orquestra criadas antes da integração com a plataforma deverão ser normalizadas seguindo os passos abaixo:

  1. Fazer login no Orquestra: o cliente será direcionado para uma tela de normalização com um texto explicativo e um link para acesso à plataforma gov.br;
  2. Na tela de normalização, clicar no botão "Entrar com gov.br":
    1. Se não possuir uma conta gov.br, realizar o cadastro na plataforma gov.br com seus dados pessoais (CPF, Nome, E-mail e Telefone);
    2. Se já possuir uma conta gov.br, entrar com seu CPF e senha;
  3. Após o login na plataforma gov.br, o cliente será redirecionado para a tela inicial do Orquestra. Neste momento, de forma automática, os processos (em andamento e concluídos) que estavam vinculados à sua conta antiga serão vinculados à sua nova conta gov.br.

Observações importantes:

  • Até a data limite da normalização, o cliente conseguirá tramitar processos em andamento com sua conta atual do Orquestra;
  • Após a data limite, caso o cliente não tenha realizado a normalização, o sistema Orquestra bloqueará a tramitação dos processos atuais, e só serão habilitados após normalização. 
  • Após a sincronização, não será mais possível realizar o login com a conta antiga do Orquestra, apenas via gov.br;
  • Se o cliente atualmente possuir vários logins de acesso, cada login deverá seguir o processo de sincronização. Vários logins de um cliente poderão ser vinculados a uma única conta gov.br.
  • Para abrir novos processos, o usuário da conta gov.br deverá estar associado a uma empresa (CNPJ) como Representante Legal ou como membro delegado pelo primeiro.
  • Para saber mais informações, leia o Guia para normalização de contas antigas.

Com a integração ao gov.br, o cadastro passa a ser pessoal, diretamente vinculado ao CPF do usuário, e não mais ao CNPJ da empresa. Além disso, permite o cadastro de usuários com dois perfis de acesso diferentes:

Representante Legal — perfil destinado aos donos, sócios, representantes e responsáveis legais da empresa; podem solicitar serviços, vincular e desvincular membros da empresa e delegar serviços aos membros.

Membro — perfil destinado aos usuários vinculados ao CNPJ da empresa por seu Representante Legal; podem solicitar os serviços que tiverem sido delegados a ele.

Gráfico demonstrando a autenticação integrada gov.br para solicitação de serviços ao Inmetro
Autenticação integrada com a plataforma gov.br para solicitação de serviços ao Inmetro

Os pré-requisitos para realização de cadastro na plataforma Orquestra via gov.br, diferem de acordo com o perfil do usuário:

Representante Legal

  1. Ser efetivamente dono, sócio, representante ou responsável legal da empresa;
  2. Possuir e-CNPJ da empresa, um certificado digital do CNPJ (veja como solicitar o e-CNPJ); e
  3. Possuir cadastro na plataforma gov.br.

Membro

  1. Possuir cadastro na plataforma gov.br.

Responsáveis legais podem iniciar processos relacionados a todos os serviços disponíveis na plataforma Orquestra.

Membros só podem iniciar processos aos quais foram vinculados. Portanto, no caso de serviços que possuem um processo específico para cada tipo de solicitação, um Membro pode não ser habilitado para todos os tipos de solicitação/processo.

Os serviços atualmente disponíveis na plataforma, e os processos relacionados, são listados a seguir:

Acreditação de Organismo de Certificação, Verificação e Validação
P001 - Acreditação Inicial de Organismos de Certificação
P004 - Extensão / Redução de Escopo / Cancelamento / Suspensão da Acreditação

Acreditação de Organismo de Inspeção
P015 - Acreditação Inicial de Organismos de Inspeção
P018 - Alterações

Acreditação de Laboratórios
P130 - Processo de acreditação e reconhecimento

Reconhecimento de Boas Práticas de Laboratório
P130 - Processo de acreditação e reconhecimento

Credenciamento de Avaliadores Especialistas
P013 - Edital para Credenciamento
P034 - Feedback sobre a atuação da equipe avaliadora/inspetora

Apreciação Técnica de Modelos
P020 - Apreciação Técnica de Modelos

Registro de objeto
P061 - Cadastro de Empresas
P061 – Registro

Anuência para importação
P070 - Análise de Licença de Importação para Anuência


Para solicitar um serviço via Orquestra pela primeira vez, é necessário realizar o cadastro integrado gov.br, conforme o passo a passo abaixo.

Para um passo a passo mais detalhado, consulte os materiais explicativos disponíveis nesta página.

A maior parte dos passos se aplica tanto a Representantes Legais quanto a Membros de empresas. Será indicado quando um passo se aplicar apenas a um dos perfis.

  1. Apenas para Representantes Legais: solicite um e-CNPJ a uma das autoridades certificadoras habilitadas pela Receita Federal do Brasil;

    Se você já possui e-CNPJ, não precisa solicitar outro.

  2. Acesse, a página do serviço desejado e solicite seu cadastro Orquestra;

    Os links para cada serviço estão disponíveis no tópico acima "Quais serviços posso solicitar?".

  3. Informe a natureza de sua empresa:

    • Nacional — empresas brasileiras ou empresas estrangeiras com representação legal no Brasil; ou

    • Estrangeira — empresas estrangeiras sem representação legal no Brasil;

  4. Ao informar a natureza de sua empresa, serão exibidas as informações pertinentes:

    • Nacional — orientações sobre o acesso integrado gov.br e duas opções de cadastro: para Representantes Legais e para Membros da empresa;

    • Estrangeira — formulário de cadastro específico;

      O cadastro de empresa estrangeira não será detalhado neste passo a passo, pois trata-se apenas do preenchimento do formulário e posterior análise dos responsáveis pelo serviço.

  5. Ao escolher o tipo de cadastro, Representante Legal ou Membro, você será direcionado para a página do acesso gov.br onde deverá executar uma das seguintes ações:

    • Se já tiver cadastro gov.br, informe seu CPF e clique em “PRÓXIMA”, para fazer login na plataforma;

    • Se não tiver cadastro gov.br, clique em “Crie sua conta” para se cadastrar na plataforma;

  6. Após fazer o login ou o cadastro, você deverá autorizar o uso de seus dados pessoais pelo serviço “Inmetro - Cadastro Único”, ou seja, autorizar que seus dados informados ao gov.br sejam enviados à plataforma Orquestra;

  7. Apenas para Representantes Legais: se você escolheu a opção de cadastro para Representantes Legais, será apresentado um link para que você obtenha a confiabilidade do seu e-CNPJ; clique nesse link para obter a confiabilidade para o serviço “Inmetro - Cadastro Único”;

  8. Apenas para Representantes Legais: após obter a confiabilidade do e-CNPJ, serão exibidas orientações para:

    • Solicitar serviços ao Inmetro; e

    • Delegar serviços, ou seja, vincular Membros da empresa aos processos de cada serviço que sua empresa necessita do Inmetro;

      Para delegar serviços a um Membro, é preciso que ele já tenha um cadastro Orquestra integrado ao gov.br.

      Você pode fazer a vinculação de Membros a qualquer momento, entrando em Orquestra e acessando o menu SGCI > Delegar processos a membros de empresa.

  9. Apenas para Membros das empresas: após autorizar o uso de seus dados pessoais, aguarde que um Representante Legal vincule você a um ou mais processos para que possa começar a solicitar serviços;

  10. Apenas para Membros das empresas: após ser vinculado a pelo menos um processo, entre em Orquestra com sua conta gov.br para começar a solicitar serviços ao Inmetro.


Os materiais explicativos a seguir contêm orientações detalhadas de como se cadastrar, como solicitar serviços e como fazer a delegação de membros por meio do módulo SGCI (Sistema de Gestão de Clientes do Inmetro).

Descrição Formato
Guia para Representantes Legais
Como se cadastrar, solicitar serviços e delegar processos aos Membros da empresa
PDF
Guia para Membros da Empresa
Como se cadastrar e solicitar serviços
PDF
Guia para normalização de contas antigas PDF

Confira os principais benefícios de utilizar a autenticação integrada ao gov.br:

Segurança — o cadastro individualizado por CPF e o uso do e-CNPJ conferem melhor rastreabilidade e confiabilidade às operações.

Eficiência — diferentes perfis de acesso e a delegação individualizada de serviços, facilitam a gestão dos processos e dos Membros da empresa, que podem ser incluídos, excluídos e substituídos de forma autônoma pelos Representantes Legais.

Praticidade — o cadastro no gov.br dá acesso não só aos serviços do Inmetro, mas também a todos os serviços oferecidos no Portal do Governo Brasileiro.