Comunicado: Acreditação

Considerando a necessidade de se planejar a retomada das atividades econômicas após a flexibilização da quarentena para o combate ao coronavírus, a Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro informa que as atividades de avaliações de acreditação presenciais serão retomadas a partir do próximo 3 de agosto. 

É importante lembrar que as avaliações presenciais foram suspensas pela Cgcre em março deste ano, quando a situação do coronavírus foi classificada como pandemia mundial. Nesse período, porém, nenhum laboratório foi prejudicado, já que a acreditação seguiu válida.

As áreas de acreditação de laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção do Inmetro já estabeleceram um planejamento para o agendamento das avaliações que não foram realizadas, bem como as que seriam executadas ao longo de 2020.

As avaliações de concessão e de extensão de escopos de acreditação serão priorizadas no atendimento.
O setor de agendamento do Inmetro iniciará as tratativas com os Organismos de Avaliação da Conformidade (OACs) para operacionalizar as avaliações de acordo com o planejamento realizado pelas áreas de laboratórios, organismos de certificação e organismos de inspeção.