GNV: consulta pública para aperfeiçoamento do regulamento para instalaçãoAtualização objetiva aumentar a segurança do usuário e contribuir para a prevenção de acidente.

O Inmetro publicou, nesta segunda-feira (3/8), portaria colocando em consulta pública a proposta de aprimoramento do regulamento técnico para a instalação de sistemas de gás natural veicular (GNV). O objetivo é intensificar a prevenção na ocorrência de acidentes e aumentar a segurança dos usuários dos veículos movidos à GNV.

De acordo com o novo texto, dependendo da norma de fabricação, os cilindros utilizados para o armazenamento de GNV poderão permanecer em serviço pelo prazo máximo de 20 anos a contar da data de suas fabricações ou enquanto forem aprovados nas requalificações anuais, até o prazo máximo de 24 anos.

O texto proposto ficará disponível no site do Inmetro pelo prazo de 60 dias. Ao fim da consulta pública, o Instituto se articulará com as entidades que tenham manifestado interesse na matéria para que indiquem seus representantes para as discussões pertinentes.