Inmetro alerta para o fim das prorrogações dos vencimentos dos CIV

A Portaria nº 107, publicada no DOU do dia 27 de março de 2020, postergou os prazos de validade ou de vencimento do CIV por 30 dias, a partir da data de sua publicação. Assim, os certificados vencidos antes da publicação da portaria, tiveram mais 30 dias de validade a partir da data de sua publicação e, portanto, venceram em 30 de abril. Já os CIV com data de vencimento depois da publicação, vencem em 26 de maio.

Uma vez esgotadas as validades prorrogadas, todos os Certificados de Inspeção Veicular deverão ser renovados pelos transportadores, após verificação nos Organismos de Inspeção Veicular.

Baseado em ações de monitoramento que o Inmetro tem mantido no setor, é importante ressaltar que o funcionamento dos Organismos de Inspeção acreditados está sendo minimamente mantido, observando condições especiais de operação dadas as circunstâncias.

Ainda assim, caso sejam observadas dificuldades por parte dos proprietários de veículos para a realização das inspeções, o Inmetro orienta que tais situações sejam reportadas ao Instituto, por meio dos canais de contato da Ouvidoria.