Inovação tecnológica: servidora do Inmetro publica artigo em importante revista científica no campo dos negócios internacionais

A servidora do Inmetro e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Metrologia e Qualidade, Marne Melo, publicou artigo sobre inovação tecnológica no Journal of International Business Studies (JIBS), um dos periódicos mais respeitados no campo dos negócios internacionais. 
 
Intitulado “Public sector organizations and agricultural catch-up dilemma in emerging markets: The orchestrating role of Embrapa in Brazil”, o artigo investiga como empresas de economias emergentes podem avançar tecnologicamente e se manterem relevantes para o setor, mesmo após a entrada e domínio de empresas multinacionais.
 
Baseado na tese de doutorado da pesquisadora, o estudo traz duas importantes contribuições. Primeiro, demonstra os papeis inovativos de empresas públicas, por exemplo, na orquestração de parcerias público-privadas e no avanço tecnológico no contexto de economias emergentes. Segundo, questiona a noção predominante de avanço tecnológico como uma corrida para alcançar a fronteira tecnológica a qualquer custo e propõe um processo mais consciente que busca equilibrar o crescimento da produtividade e a inovação com a sustentabilidade ambiental e os interesses nacionais. 

O JIBS é a publicação oficial da Academia de Negócios Internacionais (AIB), a principal associação de acadêmicos e especialistas no campo. 

Link para acesso ao artigo: https://link.springer.com/article/10.1057/s41267-020-00325-x