Propagação de distribuições usando um método de Monte CarloComentários e sugestões podem ser feitos até o dia 6 de março de 2020

O Inmetro coloca à disposição da sociedade brasileira, sobretudo da comunidade científica e tecnológica, a tradução do Suplemento 1 do Guia para a expressão de incerteza de medição: Propagação de distribuições usando um método de Monte Carlo. O documento, segundo Suplemento do GUM a ser traduzido no país, pode ser acessado pelo link: www4.inmetro.gov.br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas.

Este Suplemento aborda a propagação de distribuições de probabilidade, efetivada por meio de um modelo matemático de medição, como base para avaliação de incertezas de medição, sendo sua implementação realizada por um método de Monte Carlo. O tratamento apresentado se aplica a modelos com qualquer número de grandezas de entrada e com uma única grandeza de saída. Constitui-se como uma alternativa prática à metodologia de incerteza do GUM, tratando o cálculo de incerteza de medição de maneira bastante compreensiva. A abordagem pode ser aplicada, com sucesso, mesmo em casos em que a aplicação da metodologia de incerteza do GUM se revela extremamente complexa e trabalhosa.

Comentários, críticas e sugestões  devem ser enviados ao e-mail: acbaratto@inmetro.gov.br.