Atenção para o prazo de integração do Orquestra com a plataforma Gov.br: 5 de junho de 2020

O Inmetro informa que foi prorrogado para o dia 5 de junho de 2020 o prazo para a integração da plataforma Orquestra com a plataforma Gov.br – uma conta de acesso única para todos os serviços do Governo Federal. 

O objetivo da mudança é tornar as operações mais ágeis e seguras para os usuários.

Para tramitar processos referentes a registros e anuências, entre outros serviços prestados pelo Inmetro, é preciso que os usuários sigam o passo a passo abaixo:

1.    Fazer login no Orquestra: o usuário será direcionado para uma tela com um texto explicativo e link de acesso à plataforma Gov.br;

2.    Na tela, clicar no botão "Entrar com Gov.br":
- Se não possuir uma conta Gov.br, realizar o cadastro na plataforma com seus dados pessoais (CPF, Nome, E-mail e Telefone)
- Se já possuir uma conta Gov.br, entrar com seu CPF e senha;

3.    Após o login na plataforma Gov.br, o usuário será redirecionado para a tela inicial do Orquestra. Todos os processos (em andamento e concluídos), que estavam vinculados a sua conta antiga, no Orquestra, serão vinculados automaticamente a sua nova conta Gov.br.

Esclarecimento sobre perfis de acesso

Com a integração das plataformas, haverá dois perfis de acesso:

Representante legal: perfil destinado aos donos, sócios, representantes e responsáveis legais da empresa. Eles podem solicitar todos os serviços disponíveis na plataforma Orquestra, vincular e desvincular membros da empresa e delegar serviços aos membros.

Membro: perfil destinado aos usuários vinculados à empresa por seu representante legal. Só podem solicitar os serviços que tiverem sido delegados a ele. 

Dessa forma, funcionários e/ou prestadores de serviço que utilizem o Orquestra devem solicitar a delegação aos representantes das empresas. 
Para tanto, os representantes legais ou sócios, formalmente identificados no Gov.br, devem fazer a delegação na seção “Delegar processos a membros da empresa”.

Tela de delegação de processo



Vale frisar que o processo de ‘delegação’ apenas permite que sejam abertos novos processos em nome da empresa. Para que haja a migração automática dos processos é preciso seguir o passo a passo para a integração entre as plataformas.

Observações importantes:

•    Até a data limite (05/06/2020), o usuário conseguirá tramitar processos em andamento com sua conta atual do Orquestra;

•    Após a data limite, caso o usuário não tenha realizado o passo a passo recomendado, o sistema Orquestra bloqueará a tramitação dos processos atuais, e só serão habilitados após a integração. 

•    Com a conclusão da sincronização, não será mais possível realizar o login via Orquestra, apenas na plataforma Gov.br;

•    Atenção: se o usuário atualmente possuir vários logins de acesso, deverá seguir o passo a passo para o processo de sincronização para cada um deles. Vale ressaltar que vários logins de um cliente poderão ser vinculados a uma única conta Gov.br.

•    Para abrir novos processos, o usuário da conta Gov.br deverá estar associado a uma empresa (CNPJ) como Representante Legal ou como membro delegado pelo primeiro.

Para acessar o Guia completo para integração das plataformas e outras informações sobre a mudança, clique aqui.