Brasil e EUA avançam em parcerias nas áreas de Ciência e TecnologiaInmetro participa do 5th BR-US Joint Commission on Science and Technology, dias 5 e 6, no Distrito Federal.

O Inmetro participou, nos dias 5 e 6 de março, no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, do 5th BR-US Joint Commission on Science and Technology, evento que integra as iniciativas de cooperação bilateral entre Brasil e os Estados Unidos. No dia 5, o Inmetro esteve presente no Advanced Manufacturing and Metrology Working Group, painel em que os diretores Valnei Smarçaro (Metrologia Científica) e Raphael Machado (Inovação e Tecnologia) elencaram as atividades de Metrologia e de Manufatura Avançada em andamento no Instituto.

As conclusões do Grupo de Trabalho foram apresentadas na reunião de encerramento no segundo dia do evento, nesta sexta-feira, com a presença de autoridades como o ministro Marcos Pontes (MCTIC). Durante o evento, o presidente do INMETRO, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Jr.,  ressaltou a importância da metrologia como atividade essencial em economias de larga escala, como no caso de ambos países. Acrescentou que "esta Comissão é uma grande oportunidade para fortalecer a parceria entre Inmetro e NIST e explorar novos caminhos para cooperação, o que pode ter grande impacto no longo prazo para nossas sociedades." Concluiu reafirmando o interesse do Inmetro em renovar e incrementar o atual acordo de cooperação entre as duas instituições.