Dia Mundial da Acreditação: Melhorando a segurança alimentar

No dia 9 de junho é comemorado o Dia Mundial da Acreditação. Neste ano, a data tem como tema “Melhorando a segurança alimentar”, destacando o quanto a acreditação  reforça a confiança dos consumidores, fornecedores, compradores e regulamentadores na qualidade e segurança dos alimentos.
 
No Brasil, o Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), fornece acreditação, por exemplo, para organismos que certificam produtos agrícolas e produtos orgânicos e também para laboratórios que realizam ensaios em produtos alimentares. A atividade traz confiança a toda a cadeia de suprimentos, contribuindo para redução de custos, aumento da produtividade e acesso a novos mercados. Ao apoiar a segurança de alimentos, ela também vai ao encontro dos Objetvos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, particulamente Boa Saúde e Bem-Estar (ODS).
 
Quer saber mais sobre a acreditação para a segurança alimentar? Assista ao vídeo produzido pela International Laboratory Accreditation Cooperation  - ILAC e pelo International Accreditation Forum – IAF.