Inmetro amplia lista de serviços com reconhecimento internacional em Acústica e Vibrações

A Divisão de Metrologia Acústica e Vibrações (Diavi) do Inmetro incluiu novos serviços de acústica e vibração na lista das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) no Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), expandindo o seu portifólio de serviços metrológicos disponibilizados para a indústria, rede de laboratórios, universidades e centros de pesquisa.
 
“Esta publicação é o resultado decorrente de uma série de atividades de Pesquisa e Desenvolvimento e melhorias de processos implementados nos últimos anos”, resume Gustavo Ripper, chefe da Diavi.

A lista atualizada de Capacidades de Medição e Calibração (CMC), que é parte do Acordo de Reconhecimento Mútuo, pode ser acessada pelo banco de dados BIPM, no site: www.bipm.org/kcdb/.

Os Laboratórios da Diavi realizam pesquisas científicas e calibração de padrões e instrumentos de medição que dão a confiança necessária a diversas medidas e ensaios de equipamentos e materiais. Os CMCs representam uma importante contribuição para atender a demandas atuais e futuras por medições de diferentes setores industriais, da saúde e do meio ambiente.

As medições são importantes, por exemplo, para a indústria automotiva (medição de vibrações e choques mecânicos, isolamento acústico), para determinar a exposição de trabalhadores a ruídos ou para medir a potência sonora emitida por eletroeletrônicos, além de ter aplicabilidades na Saúde, como em audiômetros e aparelhos auditivos, só para citar alguns.