Inmetro atualiza seu Plano de Dados Abertos e disponibiliza novas bases para consulta

O Inmetro disponibilizou três novas bases de dados em formato aberto para consulta pela população: o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE), o Cadastro de Organismos de Avaliação da Conformidade (CADORG) e o Sistema Orquestra - Módulo Registro. Elas estão disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos e trazem as seguintes informações: 

1) PSIE – dispõe sobre os serviços prestados pelos órgãos delegados do Inmetro;

2) CADORG - sistema que registra os dados dos organismos de avaliação da conformidade acreditados pelo Inmetro; e

 3) Sistema Orquestra - Módulo Registro - elementos relativos ao registro dos produtos regulamentados e com conformidade avaliada pelo Inmetro.

Outras bases que serão gradativamente disponibilizadas para o público  podem ser consultadas no Plano de Dados Abertos (PDA) do Inmetro. O documento, que facilita o entendimento e a reutilização das informações institucionais por parte da sociedade civil, possui periodicidade bienal e tem revisões semestrais. Conforme iniciativa de transparência pública adotada pelo Governo Federal, ele relaciona os canais de comunicação, as formas de interação com a sociedade, ações necessárias para alcance e sustentabilidade dos resultados pretendidos, cronograma com prazos e responsabilidades, matriz de governança, bem como obediência às metodologias e padrões para a correta catalogação e publicação das bases de dados.

A divulgação dos dados em formato aberto gera inúmeros efeitos positivos para a sociedade, entre eles: mais transparência sobre a ação governamental,  estímulo ao acompanhamento de políticas públicas; propicia à melhoria de resultados do órgão, favorece a cooperação entre todos os setores da iniciativa privada,  a academia  e o próprio governo e  subsidia avaliação das ações institucionais por parte do cidadão.

Clique aqui para acessar o PDA atualizado.