Inmetro contribui para norma ISO no diagnóstico da COVID-19

Entre as normas internacionais relacionadas ao combate da COVID-19 que a ISO (Organização Internacional de Normalização) acaba de disponibilizar gratuitamente destaca-se a ISO 20395, que trata dos requisitos para avaliação de desempenho de métodos de quantificação de ácidos nucleicos, empregados, ente outros usos, no diagnóstico do SARS-CoV-2, o vírus causador da COVID-19. O Inmetro participou ativamente da elaboração da norma, que harmoniza protocolos para a detecção, sob a coordenação do LGC (Reino Unido) e com a participação de outros institutos de metrologia do mundo.

A contribuição brasileira foi liderada pela comissão de estudos especiais em biotecnologia da ABNT (ABNT/CEE-276), coordenada por Antonio Saraiva e secretariada de Leonardo Boldrini, ambos do Inmetro, da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav).

Também houve participação de especialistas brasileiros de outras instituições, como Fiocruz, LNBio, Embrapa, USP, Boticário, Unicamp, Unesp.

A norma, que ainda será traduzida para o português, está disponível na plataforma online da ISO: www.iso.org/covid19www.iso.org/covid19