Inmetro e Universidade de Petrópolis fecham parceria para a construção civilObjetivo é desenvolver sistema ultrassônico para identificação das propriedades dos concretos e das tensões nos aços

A Universidade de Petrópolis e o Inmetro acabam de formalizar uma parceria para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas na área da Engenharia Civil. O acordo prevê a cooperação técnico-científica entre o Laboratório de Ultrassom do Inmetro (Labus) e o Laboratório de Estruturas, Solos e Materiais (LESM) da UCP, que se associa à rede de Laboratórios Associados ao Inmetro para Inovação e Competitividade (LAIIC).

"Na verdade essa cooperação já acontece há alguns anos, desde que um aluno de mestrado da UCP nos procurou, e fomos identificando outras oportunidades conjuntas e avançando na parceria. O Inmetro tem toda a infraestrutura e expertise em ultrassom, que serve para diversas aplicações e tem enorme potencial para caracterizar com precisão as medições, enquanto a Universidade participa com seu laboratório de concretos. Hoje já temos uma dissertação de mestrado e um TCC de graduação concluídos oriundos desta parceria. A parceria pode propiciar importantes avanços neste segmento”, comentou Rodrigo Costa-Felix, chefe do Labus.

O objetivo do projeto é o desenvolvimento de sistema e a metodologia de caracterização das propriedades ultrassônicas de concretos e determinação de tensão em elementos de aço utilizados em concretos armados e protendidos com ou sem carregamentos.
A cooperação técnica tem duração de cinco anos, e a intenção é que a iniciativa resulte em patentes e publicações científicas, além de formar recursos humanos e aprimorar o capital intelectual para as novas tecnologias de construção civil, relacionadas ao concreto.