Inmetro ministra treinamento em Termometria em Trinidad e Tobago

O Inmetro, por meio de sua Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) forneceu um treinamento inédito na área de Termometria no Instituto de Metrologia de Trinidad e Tobago (TTBS). A capacitação foi ministrada pelo chefe do Laboratório de Termometria (Later) da Dimci, Klaus Natorf Quelhas.
 

Trinidad

A ação foi promovida e custeada pelo Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e beneficiou um grupo de sete pesquisadores do TTBS que, entre 13 e 24 de janeiro deste ano, foram capacitados em temas como a nova definição do kelvin, a Escala Internacional de Temperatura de 1990, calibração de termômetros padrão de resistência de platina, termômetros industriais de resistência de platina e termopares. A capacitação contou com atividades em sala de aula, bem como atividades práticas, nos laboratórios do TTBS.

“Um dos resultados imediatos dessa cooperação é a capacitação de seus técnicos para calibração de termômetros padrão de resistência utilizando células de pontos fixos, bem como a definição de um protocolo de comparação bilateral neste serviço. O TTBS também sinalizou que pretende submeter em breve suas melhores capacidades de medição (CMCs) em termometria, e que esta cooperação irá contribuir substancialmente para o cumprimento desta meta. O Inmetro tem uma posição de destaque nas Américas, na disseminação da cultura metrológica: todos ganhamos ao conhecer outros laboratórios e como nossos colegas têm trabalhado”, destaca Klaus Quelhas.

O Inmetro participa de projetos internacionais de cooperação em metrologia científica, colaborando com países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania.