Inmetro recebe Departamento de Comércio dos EUA no Campus de Inovação e Metrologia

O Inmetro recebeu, na manhã desta terça-feira, 4 de fevereiro, no Campus de Inovação e Metrologia, em Xerém, uma comitiva do Departamento de Comércio dos Estados Unidos (DoC), para discutir iniciativas conjuntas entre entre Brasil e EUA. O encontro demonstrou o papel estratégico do Instituto no pacto de desenvolvimento e de maior liberdade econômica para o Brasil.

A presidente do Inmetro, Angela Flôres Furtado, deu as boas-vindas ao grupo, liderado pelo diretor de Políticas do DoC, Joseph Laroski, que esteve acompanhado de Courtney Smoothers e de Genard Burity, especialistas em comércio exterior. Angela destacou a sólida parceria com os Estados Unidos, sobretudo por meio do National Institute of Standards and Technology (Nist) e da Consumer Product Safety Commission (CPSC), enfatizando a necessidade de ampliar ainda mais a cooperação, dentro das diretrizes do Ministério da Economia de estímulo ao setor produtivo.

“Os Estados Unidos são fundamentais para o Brasil, principalmente sob o ponto de vista comercial. Temos o desafio de diminuir o ‘gap’ que nos separa dos países desenvolvidos e nos tornarmos mais competitivos, com um ambiente de negócios seguro e sem burocracias desnecessárias”, comentou.

Na sequência, o diretor de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Gustavo Kuster, apresentou o Novo Modelo Regulatório do Instituto em detalhes e destacou a mudança positiva para o ambiente de negócios, inclusive com os EUA.

“O Brasil já tem um diálogo positivo conosco e vejo este encontro como mais uma grande oportunidade de novos negócios para as empresas de ambos países”, comentou Laroski.