Presidente do Inmetro participa da reunião do Diálogo Comercial Brasil – Estados Unidos

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, participou hoje (14/05) da 18ª reunião do Diálogo Comercial Brasil-Estados Unidos.

O Diálogo Comercial ocorre periodicamente há 14 anos e tem o objetivo de promover o comércio e os investimentos entre os dois países, sob a coordenação do Ministério da Economia do Brasil e do Departamento de Comércio dos EUA. Pela primeira vez, a reunião foi realizada de forma virtual em razão da situação atual de pandemia de Covid-19.

Como de costume, os temas relativos ao Inmetro tiveram destaque na reunião. As ações de cooperação na área da metrologia entre Inmetro e seu congênere, o National Institute of Standards and Technology (NIST), foram enfatizadas pelo presidente Marcos Heleno Guerson, e pelo diretor do NIST, Walter Copan. 

Foram destacadas as iniciativas de fortalecer cooperação em campos das biociências, metrologia elétrica quântica, gases de efeito estufa e tecnologias emergentes como smart cities, internet das coisas, segurança cibernética e inteligência artificial. Tanto o presidente Marcos Heleno Guerson como o diretor Walter Copan apresentaram aos demais participantes do diálogo as contribuições de seus institutos no combate à pandemia.

Também recebeu destaque no Diálogo Comercial a realização, entre 5 e 8 de maio, do workshop virtual sobre Avaliação da Conformidade, organizado conjuntamente pelo Inmetro, NIST, Ministério da Economia e Departamento de Comércio. O workshop promoveu a troca de experiências e a ampliação do conhecimento sobre arcabouços e práticas regulatórias e de avaliação da conformidade nos dois países.

Brasil - EUA