Publicação internacional destaca estudo de pesquisadores do Inmetro com óleos e manteigas da AmazôniaArtigo aborda os resultados da caracterização da composição química detalhada dos lipídios dessas espécies nativas

O estudo realizado por pesquisadores do INMETRO e coordenado pela  pesquisadora-tecnologista do Laboratório de Análise Orgânica (Dimci/Dimqt/Labor), Dra. Maíra Fasciotti, foi publicado na revista internacional European Journal of Lipid Science and Technology, uma das revistas mais respeitadas da área de biomedicina, nutrição e química. 

O artigo, intitulado de “Comprehensive Triacylglycerol Characterization of Oils and Butters of Fifteen Amazonian Oleaginous species by ESI‐HRMS/MS and Comparison with Common Edible Oils and Fats”, apresenta o estudo mais completo até o momento sobre sobre a composição química dos lipídios majoritários (TAG - triacilgliceróis) de quinze óleos e manteigas provenientes de espécies oleaginosas nativas da Amazônia, tais como Ucuuba, Murumuru, Bacuri, entre outros. Representa um importante passo para conhecer a fundo as propriedades desses óleos, e aplicabilidades nas indústrias alimentícia, farmacêutica, de cosméticos, entre outros. 

“Esses óleos apresentam propriedades diferenciadas, e estão sendo empregados em diversas áreas, como a de alimentos e cosméticos. No entanto, são suscetíveis a fraudes e falsificações. Com a existência de uma literatura que descreve detalhadamente a composição de amostras autênticas desses óleos e manteigas utilizando técnicas analíticas de ponta, a qualidade e a autenticidade amostras comerciais podem ser avaliadas, e desta forma, o consumidor final é beneficiado. Além disso, protege-se a produção local da Amazônia, favorecendo o desenvolvimento econômico das famílias ribeirinhas que atuam nessa produção”, comentou Maíra. 

O trabalho foi uma parceria com a empresa AmazonOil, que é uma das maiores produtoras e exportadoras de óleos Amazônicos e produz as amostras com certificação de rastreabilidade e autenticidade. 

O artigo pode ser conferido aqui.