Semana Santa e Páscoa: confira dicas para compras de pescados e chocolates 

 
Vai fazer as compras para a Semana Santa? O Inmetro reuniu uma série de dicas para que você adquira pescados e chocolates, os produtos mais populares no período, de forma segura. Confira:
 
Quantidade deve estar clara: produtos pré-embalados como ovos de Páscoa, bombons, chocolates e colombas devem indicar, claramente, em seu rótulo ou embalagem, o valor numérico correspondente à quantidade do produto (peso líquido), desconsiderando o peso da embalagem. Esta indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes. O mesmo vale para o bacalhau seco vendido embalado, previamente pesado pelo estabelecimento.
 
De olho no peso do peixe congelado: ao adquirir pescado congelado pré-embalado, considere também que o peso líquido indicado deve corresponder ao peso do produto sem a fina camada externa de gelo que pode ser aplicada para a proteção (camada de glaciamento). Essa fina camada de gelo é permitida, devendo ser corretamente descontada na indicação do peso líquido.     
 
Não se guie pelo tamanho: a numeração dos ovos de chocolate serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma escala de tamanho diferente. Considere o peso líquido indicado na embalagem, pois essa informação é obrigatória.
 
Segurança dos pequenos: você irá presentear alguma criança com ovo de Páscoa que venha com brinquedo? Fique atento, na embalagem deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. O brinde deve, ainda, apresentar o selo do Inmetro.
 
Irregularidades? Fale com a Ouvidoria!: caso desconfie de irregularidades quanto a produtos pré-embalados (falta de indicação clara do peso líquido no rótulo/embalagem ou problemas na quantidade indicada) ou quanto à segurança dos brinquedos que vêm como brindes nos ovos de chocolate, entre em contato com a Ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800-285-1818 ou pelo link: www.inmetro.gov.br/ouvidoria/.
 
Dê preferência a entregas e tenha cuidado com a higienização: caso não conheça um estabelecimento que entregue em sua residência, busque dicas com sua rede de amigos ou nos grupos de bairros nas redes sociais: pode ser uma boa opção. Após o manuseio das compras, não se esqueça de lavar suas mãos, com água e sabão. Você pode higienizar os produtos com álcool 70% (gel ou líquido) ou lavando-os com água e sabão. A higiene é uma forte aliada à prevenção de contágio pelo coronavírus (COVID-19): veja as dicas do Ministério da Saúde: https://www.youtube.com/watch?v=6FFsEjUjHoc