Orientação 03 do Comitê para Acompanhamento e Enfrentamento da Pandemia do Covid-19 no Inmetro - 17/3/2020

O Inmetro reforça as orientações dos órgãos de saúde e das autoridades sanitárias para prevenção do contágio do Coronavírus:

- Procure guardar distância de aproximadamente 2 metros dos colegas de trabalho durante as atividades profissionais e quando frequentar espaços coletivos, como refeitórios;

- Opte por fazer as refeições em locais sem aglomerações;

Não realize reuniões com muitas pessoas simultaneamente;

Cubra a boca com o antebraço ou com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Lembre-se que sintomas de gripe são similares aos do Covid-19 e exigem precauções previstas na “Orientação 01 do Comitê para Acompanhamento e Enfrentamento da Pandemia do Covid-19”;

Lave as mãos com frequência e seque com toalhas de papel descartáveis. Não sendo possível lavar com água e sabão, utilize álcool em gel (70%).

Utilize lenços de papel descartáveis para fazer a higiene nasal e descarte-os após o uso;

Utilize álcool em gel (70%) para desinfecção de aparelhos de telefone, computadores, celulares, maçanetas, corrimãos e quaisquer outros dispositivos compartilhados com os demais colegas;

Tome vacina contra a gripe normalmente;

- Não divulgue mensagens, nas redes sociais, com orientações que não sejam de fontes confiáveis. Neste momento, a opção mais adequada é utilizar as informações divulgadas pelas autoridades sanitárias.


Reforçamos que ações estão sendo tomadas pelo Inmetro para atender as recomendações das autoridades sanitárias, entre elas a intensificação da higienização nas instalações.

Outras informações para evitar a disseminação do Coronavírus podem ser obtidas em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus.

Confira também a cartilha do Ministério da Saúde sobre o coronavírus