Orientação 12 – Recomendações aos integrantes do corpo funcional com relação ao trabalho remoto

Dando continuidade à Orientação 10, por meio da qual foram apresentadas sugestões para os gestores do Inmetro sobre o trabalho remoto, elencamos hoje algumas recomendações acerca dessa modalidade destinadas aos integrantes do corpo funcional.
 
Como mencionado naquela Orientação, a viabilização temporária do trabalho remoto na Administração Pública Federal, embora forçada por circunstâncias externas, representa uma oportunidade singular para o crescimento e amadurecimento do serviço público no Brasil e, consequentemente, no Inmetro. É importante, portanto, que todos estejam atentos às boas práticas de home office, adaptando-as ao contexto do nosso Instituto e às especificidades de cada área.
 
Reconhecemos que a rotina de todos foi alterada, podendo haver dificuldades em trabalhar remotamente, seja pelo isolamento, pela presença de familiares ou pelos ajustes que se fazem necessários. As recomendações abaixo, portanto, visam a ajudar você na adaptação a esse momento e na organização das suas atividades.
 
Recomendações aos integrantes do corpo funcional:
 
LOCAL E ACOMODAÇÃO PARA O TRABALHO
  • Uma das vantagens do home office é que você possui controle do seu espaço de trabalho; portanto, tente condicioná-lo a funcionar como um escritório em sua casa. O ideal é que seja um espaço adequado para que você se sinta bem ao trabalhar, preferencialmente com iluminação adequada, conforto e com alguma privacidade. 
  • Verifique se você possui todas as ferramentas e recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho e, caso não possua, apresente as dificuldades para o seu chefe imediato.
 
REGRAS DE TRABALHO E TRABALHO EM EQUIPE
  • Esteja atento e alinhado com as regras de trabalho acordadas com o seu chefe e com a equipe de sua Unidade Organizacional, especialmente no que diz respeito àquilo que foi pactuado no seu plano de trabalho remoto.
  • Seja proativo e busque colaborar para o bom desempenho de todos, sempre tendo em mente que podem existir, entre os seus colegas, diferentes níveis de estrutura e recursos para o trabalho em casa. Por isso, lembre-se de atuar com empatia e respeito.
  • O sucesso do trabalho remoto depende de uma boa comunicação. Para isso, mantenha uma comunicação aberta e constante com sua chefia e com seus colegas de trabalho, utilizando ferramentas como e-mail, WhatsApp, Mconf, celular, entre outros.
  • Caso tenha qualquer problema, não hesite em falar com sua chefia imediata!
 
DEFINA UMA PROGRAMAÇÃO E ESTABELEÇA AS SUAS METAS PESSOAIS
  • Defina a sua rotina diária, estabelecendo os horários de trabalho e o intervalo para descanso e refeição, a fim de não se distrair realizando outras atividades da casa no momento em que estiver trabalhando. 
  • Para que você entregue os resultados pactuados no prazo demandado, é essencial que você estabeleça as suas metas e planeje as atividades que desenvolverá com antecedência.  Na modalidade de trabalho remoto esse planejamento deve ser mais rigoroso e detalhado, a fim de permitir a priorização das tarefas a serem desempenhadas.
  • Programe a realização das tarefas mais complexas ou de maior volume para o período do dia em que você é mais produtivo. 
  • Acompanhe o progresso do que você está fazendo e dê ao seu chefe imediato um feedback constante sobre o andamento das atividades.
  • Sempre que não for possível o cumprimento de metas e prazos, converse com sua chefia e apresente previamente os motivos que podem levar ao descumprimento.
 
COMO AGIR EM CASA E COM A SUA FAMÍLIA
  • Embora possa ser tentador ficar de pijama o dia todo, trocar de roupa ajudará a colocar você em uma "mentalidade de trabalho" e, com isso, a melhorar o seu desempenho.
  • Deixe claro para a família que você está trabalhando, para evitar, na medida do possível, que o ônus das atividades domésticas recaiam sobre você no horário de trabalho.
  • Caso haja necessidade de ajudar as crianças com as tarefas escolares, defina horários para estudo e para trabalho.
  • Quando trabalhamos em casa e distantes da equipe de trabalho, a tentação de consultar as redes sociais o tempo todo é maior. Por isso, evite esse hábito para não cair em distrações desnecessárias, que possam afetar negativamente o seu desempenho no trabalho.
  • Mesmo desenvolvendo trabalho remoto, é importante que você defina uma rotina que permita a prática regular de atividades físicas. Existem aplicativos, vídeos e sites que te ajudam a praticar regularmente exercícios físicos.