Orientação 19 - Levantamento epidemiológico do corpo funcional

Desde o início da classificação da situação mundial do novo Coronavírus (Covid-19) como pandemia, o Inmetro vem adotando medidas de controle e acompanhamento de seu corpo funcional, no sentido de cuidar de seus trabalhadores e minimizar os impactos da pandemia em seus processos.
 
O Comitê para o Acompanhamento e Enfrentamento da Pandemia do Covid-19, instituído pelas Portarias Presi nº 90 e nº 91, de 16 de março de 2020, acompanha a evolução dos casos no Brasil, o cenário no Inmetro e as deliberações dos órgãos da Administração Pública, com vistas a prestar todas as orientações cabíveis.
 
Nesse sentido, para fins de levantamento e acompanhamento epidemiológico, solicitamos que sejam informadas à instituição as seguintes situações:
 
1. Casos confirmados de Covid-19 entre o corpo funcional, ou seja, aqueles integrantes da força de trabalho do Inmetro que foram submetidos ao teste e tiveram resultado “positivo”.
 
2. Casos confirmados de Covid-19 entre pessoas que coabitam com integrantes do corpo funcional, ou seja, aqueles indivíduos que moram com algum funcionário do Inmetro e que foram submetidos ao teste, com resultado “positivo”.
 
Essa informação poderá ser relatada da seguinte maneira:
 
• Os servidores devem enviar e-mail para o perito Mário Pacheco, no endereço mcpacheco@inmetro.gov.br. Importante ressaltar que serão seguidas regras de confidencialidade e que somente serão repassados ao Comitê os números consolidados, por diretoria.
 
• Os bolsistas devem informar ao Cicma, por meio de instrumento próprio já enviado.
 
• Com relação aos contratos de serviços terceirizados, as informações serão fornecidas pelas empresas por meio da fiscalização dos contratos.
 
Esses dados serão utilizados somente como base para decisões acerca de medidas de cuidados preventivos e diminuição dos riscos de contágio. Neste cenário, a saúde de todo o corpo funcional tem sido a nossa prioridade e contamos com o compromisso de cada um para garantir o adequado enfrentamento da pandemia mundial.